terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Que 2014 traga...


Bob Esponja


Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.
161ª. QUESTÕES ABERTAS.
Muito cuidado para não escrever muito, deixando de responder ao que está sendo pedido.
Em caso de questões abertas, terá melhor desempenho quem souber redigir bem e estruturar adequadamente suas idéias.
Respostas claras e objetivas são, obviamente, sempre mais bem valorizadas que aquelas com muitos dizeres sem significado.
162ª. QUESTÕES DIFÍCEIS.
Não se desespere com as questões que não souber responder.
Saiba escolher a ordem de resolução das questões na hora da prova.
Por mais difícil que seja o curso para o qual se inscreveu, poderá se classificar tranqüilamente sem “gabaritar” qualquer das provas.
Não perca tempo com quesitos difíceis, pois eles têm o mesmo valor dos fáceis. Comece pelos fáceis e vá resolvendo os outros num nível progressivo de dificuldade.
163ª. QUESTÕES DISCURSIVAS.
Nas questões discursivas os professores recomendam leitura atenta dos  textos  e   repostas objetivas, seguindo rigorosamente o que pede o enunciado.
164ª. QUESTÕES OPINATIVAS.
Cuidado com algumas questões opinativas de História.
Se perguntarem o que achou da privatização da Vale do Rio Doce, responda que foi péssimo, uma autêntica entrega do patrimônio nacional para os estrangeiros, mesmo que pense de maneira diferente.
165ª. QUÍMICA.
Estude:  ligações atômicas e forças intermoleculares; conceito de mol; cálculo estequiométrico; oxidante e redutor; ácido, base, sal e óxido; concentração de solução; cinética química; equilíbrio químico; pilha e eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas, etc.
166ª. RACIOCÍNIO. 
Estimule o raciocínio.
Não se limite a receber pensamentos prontos!
O conhecimento prévio sobre determinado assunto facilita a aprendizagem do "novo"; já a memorização é maior quando há associação dos conceitos recém-aprendidos aos que já sabemos. 
Tenha o hábito de refletir sobre tudo o que lhe for apresentado, questionando sua aplicabilidade no dia-a-dia, relacionando informações recebidas, como, por exemplo, uma disciplina à outra, ou uma fórmula a um ditado popular.
167ª. RAIVA.
Elimine todo e qualquer vestígio de revolta de sua mente.
A raiva é um sentimento altamente dispersivo e negativo, que diminui o rendimento do estudo.
168ª. RAPIDEZ.
Use todo o tempo disponível para a resolução das provas e fique até o final.
Nada de correria; afinal, você não está disputando uma prova olímpica de velocidade!
O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para interpretá-las corretamente.
Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas mais fáceis, deixando para enfrentar depois as mais complicadas. 
169ª. RASURAS.
Nunca use corretivo!
O aconselhável é fazer, primeiro, a questão a lápis e, depois, cobri-la com a caneta.
Em muitas provas dissertativas, o candidato é obrigado a fazer a resolução da prova à caneta. Sendo assim, evite rasuras!
170ª. RECEBIMENTO DA PROVA.
Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.
Ao deparar-se com alguma dificuldade, pule para outra questão que possa responder mais rapidamente. Dessa forma, vai recuperar a tranqüilidade e aumentar a confiança para resolver o restante da prova.
171ª. REDAÇÃO.
É na hora de fazer uma redação que vai descobrir a importância da leitura.
Escreva, pelo menos, dez dissertações com temas já aplicados em anos anteriores nas provas do vestibular para o qual irá concorrer.
O ideal seria corrigi-las com a ajuda de um colega considerado ótimo em redação ou por intermédio de um professor de Português.
Ler os editoriais e opinião dos principais jornais e revistas é imprescindível, uma excelente maneira de ampliar e qualificar seu vocabulário.
Pegue as redações que elaborou durante o ano e releia-as, observando as correções gramaticais feitas para não repetir os mesmos erros.
Faça uma última redação, cronometrando o tempo gasto. Procure terminá-la em uma 1h40min, no máximo, incluindo o tempo de passá-la a limpo e submetê-la a uma revisão.
172ª. RELAXAMENTO.
Pense positivo.
Respire corretamente.
Não brigue com a situação.
O vestibular é uma realidade que deve ser enfrentada com disposição.
Respirar de maneira adequada traz vantagens para o corpo e a mente.
Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e concentre-se na sua respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o ar dos pulmões. Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique esse exercício.
173ª. RELEITURA DA PROVA.
Quando terminar de fazer o exame, descanse um pouquinho e releia a prova, com muita atenção, e confira todas as questões, se houver tempo.
174ª. RELÓGIO.
Nunca releve o tempo!
A ausência de um relógio vai deixá-lo inseguro e desorientado.
Para a prova, leve um relógio confiável, de preferência dotado de despertador ou cronômetro, mas sem calculadora.
175ª. REMÉDIO.
Não tome calmantes ou sedativos para fazer a prova.
Os calmantes podem deixar sua mente sonolenta e inativa. Muito cuidado, portanto!
Uma certa apreensão antes do exame é normal em qualquer estudante e, uma vez iniciada a prova, tudo passará.
176ª. RESPIRAÇÃO.
Respire sempre, procurando encher todo o tronco: a oxigenação estimula o bom funcionamento do cérebro e de todo o corpo. Com o organismo mais inteiro, suas respostas serão mais seguras e claras.
177ª. RESPOSTAS.
Só troque a resposta se tiver absoluta certeza de que está errada.
Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu de resolver ou pulou alguma questão.
Se achar mesmo que alguma resposta deva ser mudada, faça-o sem medo; entretanto, se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas, não mude a que marcou da primeira vez.
178ª. RESUMINHO.
Prepare uma “cola” de cada disciplina ou dos assuntos mais fáceis de esquecer.
Se elaborá-la com cuidado e capricho, estará fazendo uma síntese dos conteúdos e fixando a essência.
Na hora da prova, jogue-a fora, porque se for pego com uma “cola” poderá ser retirado da sala ou mesmo levar ZERO na prova.
179ª. REVISÃO.
Revise seus erros.
Estude novamente os pontos em que errou e aqueles mais difíceis.
180ª. REVISTAS.
Não se atenha somente aos livros.
Se possível, assine revistas como Veja, IstoÉ, Carta Capital, etc.
Provas como as de História e Geografia, principalmente, exigem conhecimentos sobre a realidade atual.

Frases sobre a Matemática


"Na Matemática, óbvio é a palavra mais perigosa."
Eric Temble

domingo, 29 de dezembro de 2013

AS PEQUENAS COISAS DA VIDA


Pra recordar


Eu sei o que vcs fizeram no verão passado...

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

141ª. PACIÊNCIA.
Para assimilar qualquer coisa, a paciência é fundamental.
Quem anda atrás de resultados rápidos tem sempre grandes dificuldades para aprender.
Para se ter uma idéia do que a paciência é capaz de fazer, basta que se observe uma criança aprendendo a andar. Ela cai, levanta, torna a cair, levanta outra vez, e, no entanto, continua tentando, melhorando, até que um dia anda sem cair. Imagine o que poderia o adulto realizar se tivesse a paciência de uma criança!
142ª. PAIS.
O vestibulando deve dialogar com os pais para que compreendam e respeitem suas decisões.
Uma recomendação é que não haja promessas de ambos os lados, seja de aprovação ou de vir a ganhar um carro como recompensa, por exemplo. Esse tipo de situação gera muita ansiedade e é prejudicial a todos.
143ª. PASSADO.
Olhe para trás! Veja quantos obstáculos já superou! As lições e os erros do passado são muito importantes para seu crescimento cada vez mais seguro e estável.
144ª. PENSAMENTO POSITIVO.
Seja sempre otimista.
Viva intensamente os momentos de alegria.
Busque as atividades que lhe dão mais prazer.
Assuma a responsabilidade e o controle da sua vida.
Guie seu destino de acordo com seus valores e ideais.
Seja mais você e preocupe-se menos com a opinião alheia.
Não adote um comportamento passivo e uma postura de vítima.
Pare de reclamar, pois as soluções para os problemas sempre aparecem.
Quem pensa positivo e não valoriza as preocupações, lida melhor com as dificuldades.
145ª. PERSEVERANÇA.
Não pense, saiba.
Seja insistente e perseverante na busca de seus objetivos, que seus sonhos se realizarão.
Tudo tem sua hora certa de acontecer; o que precisamos fazer é apenas dar uma mãozinha à felicidade...
146ª. PONTOS DE VISTA.
Acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são seu maior trunfo.
Não seja como as “Marias vai com as outras” que a todo momento têm uma opinião diferente. No entanto, aja com humildade no momento de reconsiderar um ponto de vista equivocado.
147ª. PORTUGUÊS.
Leia tudo o que encontrar pela frente.
A Língua Portuguesa, “flor do Lácio, inculta e bela”, não é fácil. A única solução é estudá-la dia e noite, sem interrupção.
Ampliar o vocabulário é mais uma dica importante. Faça uso de um bom dicionário sempre que tiver dúvida quanto ao significado de algum vocábulo.
Quanto às indigestas regras gramaticais, apenas decorá-las é uma inutilidade. Se, paralelamente, não resolver centenas de exercícios, de nada vai valer ficar bancando o papagaio.
148ª. POSTURA.
Cada pessoa tem um ritmo diferente de estudo mas, de qualquer forma, acaba passando muito tempo sentada. Procure uma postura correta, assim vai se cansar menos. Além disso, levante-se de vez em quando e dê uma boa "esticada" no corpo; isso vai ajudá-lo a recuperar o ânimo e tira aquelas dorzinhas musculares que só atrapalham.
149ª. PRÁTICA.
A prática da disciplina, da concentração e da paciência, em todas as fases da sua vida, constitui indispensável instrumento para ajudá-lo a dominar, com excelência, não apenas a arte de estudar, mas, principalmente, a arte de viver.
150ª. PREGUIÇA. VÍCIO EM PROFESSOR.
O aprendizado individual é o mais eficaz de todos.
Sem um mínimo de esforço ninguém consegue nada na vida.
Se você é desses que se portam como “filhinho de papai” e quer tudo nas mãos, o professor não vai resolver seu problema.
Fixamos a matéria, de forma definitiva, somente quando quebramos a cabeça sozinhos, contando apenas com a ajuda do velho e bom Deus.
A presença de um professor aumenta a velocidade de resolução dos exercícios, é confortável e pouco estressante. Mas, por outro lado, retemos pouco a teoria.
151ª. PREPARO PSICOLÓGICO.
Somente estudar e conhecer a matéria, apesar de fundamental, não basta.
É preciso ter um bom preparo psicológico para não pôr tudo a perder com o estresse da prova.
152ª. PRESSA.
Não tenha pressa!
Leia o enunciado da prova, no mínimo, duas vezes. Só assim será capaz de assimilar todas as informações.
Porém, não se esqueça do tempo. Se estiver demorando muito numa questão, pule para a próxima. Volte a ela no final.
153ª. PRESSÃO DOS PAIS.
O vestibular mexe muito com as emoções das pessoas, que, se cobradas em excesso, podem até pirar.
A juventude é uma fase conturbada e as cobranças apenas pioram tudo. Há que se manter o diálogo, mas sem imposições!
Os pais precisam deixar os filhos à vontade, tranqüilos. Não devem exigir deles um desempenho acima de suas reais possibilidades.
154ª. PRIORIDADE.
Dê prioridade aos seus estudos.
Seja persistente, estude primeiro e faça as  outras coisas depois.
O estudante não pode deixar de lado as matérias que domina, mas também não deve priorizá-las.
Se surgir algum programa, passeio, telefonema de amigos ou outra coisa menos importante, não “fure” os estudos.
Se deixa de estudar um dia, por um motivo qualquer, daqui a pouco não estuda mais e o rendimento começa a despencar.
Uma alternativa para esse período final é tentar atenuar as dificuldades que o aluno eventualmente tenha em algum conteúdo.
155ª. PROFESSORES.
Escolha uma boa equipe de professores.
O ensino de um curso pré-vestibular é diferente do ensino regular por trabalhar com alunos que não são cobrados por meio de provas ou trabalhos.
Por essa razão, a experiência didática dos professores é fundamental para um aprendizado de melhor qualidade.
Por outro lado, a enorme quantidade de conteúdos a serem explorados e o nível da prova tornam ainda mais importante o profissional que a ministra, pois é necessário saber condensar os assuntos, ao mesmo tempo em que se eleva cada vez mais o nível do aluno na sala de aula.
Sendo assim, nunca deixe para amanhã a dúvida que pode tirar hoje. Procure os professores após a aula ou nos intervalos.
156ª. PROFISSÃO.
A falta de informações sobre uma carreira específica pode também contribuir para uma equivocada escolha profissional.
O importante é não embarcar na profissão da moda, mas, sim, naquela que for mais “futurosa” em termos de mercado de trabalho.
O jovem vê-se obrigado a decidir qual será sua carreira numa idade em que não desfruta de muita experiência de vida. Muitos sofrem forte influência dos “palpites” da família.
Com medo de tentar algo novo, mesmo que promissor, 80% dos vestibulandos acotovelam-se numa acirrada disputa de vagas para as carreiras de Medicina, Direito, Engenharia e Administração. O resultado disso é que somente no estado de São Paulo, por exemplo, há centenas de jovens desempregados e formados nessas carreiras. Infelizmente, muitos têm que trabalhar em outras atividades para ganhar a vida.
157ª. PROIBIDO.
Escrever a lápis, somente no rascunho.
A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.
É terminantemente proibido o uso de corretor líquido na prova.
158ª. PROVA.
Tente resolver primeiro as questões que você tem certeza da resposta. Assim, sua segurança lhe abrirá o caminho para solucionar as mais difíceis.
159ª. PROVA DE REDAÇÃO.
É importante que saiba que a prova de Redação não avalia somente a capacidade de escrever sobre determinado tema ou o conhecimento da modalidade culta da língua.
Outros fatores também serão considerados, como limpeza, vocabulário simples, grafia bonita e legível, etc.       
160ª. PROVAS SIMULADAS.
Será uma ótima maneira de se acostumar com a tensão e o tempo do vestibular, além de, é claro, estudar.
As provas simuladas são importantíssimas! Faça várias, mas levando-as a sério! Tente resolver todas as questões.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pra recordar


Eu sei o que vcs fizeram no verão passado...

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

121ª. MATEMÁTICA.
Estude álgebra, geometria, trigonometria e geometria analítica.
Há questões que não dependem de conhecimento. Nessas questões, o texto fornece tudo e basta que o candidato leia com atenção e faça uma boa interpretação.
122ª. MATERIAL.
Evite correrias de última hora.
Separe todo o material nas noites anteriores aos dias das provas: lápis, canetas, borrachas e documentos.
123ª. MATERIAL DE ESTUDO.
Precisa de algo direcionado e objetivo.
Não adianta estudar horas a fio se seu material de estudo for ruim.
Os livros de volume único, que englobam todo o conteúdo do segundo grau, apesar de úteis, não são satisfatórios, por serem excessivamente condensados. Estude em livros mais atuais, cujos autores são os melhores do mercado editorial.
124ª. MEDICAMENTOS.
Não apele para os medicamentos.
Já houve vários casos de alunos que perderam a prova por dormirem demais em função dos remédios.
125ª. MEDO.
O medo é natural durante os exames. Não se assuste com ele. A permissão para que se manifeste pode diminuir muito sua ansiedade.
126ª. MESA.
Escolha uma mesa com altura adequada para que não precise ficar encurvado. Lembre-se de que a boa postura é uma das melhores formas de proteger a coluna.
127ª. MÉTODO DE ESTUDO.
Absorver várias informações ao mesmo tempo é impossível, afinal ninguém é gênio. Não dá para ler e assistir TV simultaneamente. É preciso decidir por um ou por outro.
Quando estiver estudando uma matéria e perceber que o rendimento ou a concentração estão deficientes e o período destinado ao estudo ainda não acabou, passe para outra disciplina. A mudança de assunto favorece o aumento da atenção.
128ª. MISTURAS.
Algumas "misturas", como coca-cola com café, pó de guaraná com acerola e bebidas energéticas acabam prejudicando o sono e, de quebra, ainda afetam a memória e a capacidade de concentração. Portanto, não entre nessa fria!
129ª. MODERNISMO.
Um livro chave do modernismo brasileiro é “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Publicado em 1928, a obra serve de guia para se entender o contexto efervescente do período. A obra já é diferente em sua própria forma: “Macunaíma” é uma rapsódia, ou seja, uma “costura” de lendas brasileiras, plenas do folclore nacional.
Quanto ao conteúdo, nem se fala: o texto é regido por uma linguagem popular, regional, livre e inovadora. Mário de Andrade subverte o tradicional mito nacional e o transforma em um personagem malandro, sem caráter, porém de bom coração, passional e alegre. Leitura essencial.
130ª. MOTIVAÇÃO.
É a palavra-chave que estimula o jovem a estudar, mostrando-lhe que “enfiar a cara” nos livros também pode ser divertido e saudável. Afinal, poderia haver motivação maior que se preparar para uma bela carreira profissional e realizar um grande sonho pessoal e familiar?
131ª. NÃO DESISTA.
Quando as coisas andarem mal, como às vezes acontece;
quando a estrada que estiver percorrendo parecer só morro acima;
quando os fundos estiverem baixos, e os débitos altos;
quando as preocupações estiverem pressionando-o para baixo...
Descanse, se precisar, mas NÃO DESISTA!
A vida é estranha com suas reviravoltas.
Não desista, embora o ritmo pareça lento;
o sucesso pode surgir com mais um passo.
Sucesso é o outro lado do fracasso;
é o matiz cinza das nuvens da dúvida...
132ª. NÃO ESTUDE ASSIM...
Somente um estudante preguiçoso e relaxado ousa afirmar: "isso não vai cair"!
Evite decorar, sem entender e, também, estudar somente o que julga que será pedido nas provas.
Não “passe a vista” vagamente por toda a matéria e fuja da ociosa "esperança" de que algumas questões não cairão no exame. Prepare-se adequadamente para fazê-las.
133ª. NÃO MUDE.
Jamais mude a alternativa assinalada.
O impulso é mais certeiro, fato já estatisticamente provado.
Há muitos casos de vestibulandos que trocaram a opção marcada e erraram a questão.
134ª. NATURAL.
Seja o mais natural possível.
Evite o uso de palavras de efeito e difíceis só para impressionar a banca. Muitos candidatos já “quebraram a cara” ao apelarem para esse procedimento totalmente equivocado.
135ª. OBSESSÃO.
Não faça do vestibular uma idéia fixa.
Pense, simplesmente, que já está fazendo o melhor que pode.
Converse sobre os mais variados assuntos com as pessoas à sua volta.
Portanto, fé em Deus e mãos à obra!
136ª. OCUPAÇÃO.
Mantenha-se sempre ocupado nos momentos anteriores à prova.
Ler, estudar, caminhar, ouvir música ou conversar ajudam a baixar o nível de ansiedade.
Não adianta pensar nas horas de estudo trocadas pela farra. O tempo não volta. Não será o fim do mundo, nem o apocalipse virá no dia seguinte a um eventual resultado negativo.
137ª. OPINIÃO.
Cuidado: não projete opinião no enunciado! Ele não é seu. A opinião válida é a do autor da questão.
138ª. ORGANIZAÇÃO. PLANEJAMENTO.
Organização do local de estudo, ter o material escolar conservado e em ordem, apresentar os textos com limpeza, higiene e boa letra fazem parte das virtudes de um estudante com um mínimo de planejamento.
Quer ficar mais otimista? Valorize seu próprio mérito. Analise o que lhe aconteceu de bom como resultado de seus esforços. Comemore as conquistas. Ter orgulho de seus sucessos ajuda a desenvolver o amor-próprio.
139ª. ORIENTAÇÃO VOCACIONAL.
Muitos alunos, ao se aproximar do momento de optar por uma carreira, vêem na orientação vocacional uma possibilidade de auxílio e apoio. Há muitas instituições que fornecem esse serviço gratuitamente.
Um teste de orientação vocacional pode ser de grande ajuda. Além disso, de acordo com alguns profissionais que "se deram bem", o interessante é buscar uma formação que ofereça opções em diversos caminhos, independente da escolha profissional; assim, poderá mudar de rumo, caso ocorra congestionamento em uma determinada área.
140ª. OTIMISMO.
Seja otimista e cultive a felicidade em sua vida.
As pessoas pessimistas têm muito mais dificuldade de vencer os inúmeros obstáculos que enfrentam na vida.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Pra recordar


Eu sei o que vcs fizeram no verão passado...

Zoológico de Luján


Na Argentina...

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

101ª. INÍCIO DO ESTUDO.
Não invente desculpas nem compromissos: sempre sobra um tempinho.
Faça um planejamento criterioso, antes de começar a estudar de qualquer maneira.
Lembre-se: só entra na faculdade aquele aluno que vem se preparando há um bom tempo. Em outras palavras: quem estudar na véspera, não passará!
Não adianta estudar para o vestibular da mesma forma que estudava para o colégio, às véspera da prova! As questões do vestibular envolvem raciocínio e amplo conhecimento do assunto.
Seja franco com você mesmo e escreva no papel quais as matérias em que esteja mais fraco. Faça um traço forte debaixo das disciplinas mais críticas. Priorize-as. Organize-se de forma a estudar algumas horas por dia. Por mais tedioso e desgastante que pareça, esforce-se!
102ª. INTERCÂMBIO.
O intercâmbio com outro país é a melhor opção para aprender um novo idioma. As empresas especializadas oferecem serviço para quase todas as idades nas mais diversas áreas. É possível escolher a cidade, o programa ou a escola na qual deseja estudar.
Trocar idéias com os colegas também pode ser uma boa opção, pois sempre um acaba ajudando o outro e assim todos crescem.
Para maiores informações, visite os sites: http://www.yazigi.com.br http://www.ciee.org  http://www.stb.com.br
103ª. INTERESSE.
A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE. Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe! Torna-se esforço cansativo e inútil.
104ª. INTERNET.
O estudo pela Internet é rápido, eficiente e o material didático está sempre atualizado.
Use a internet em seus estudos. Realize pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de aprendizagem. Mas atenção: sempre que possível, peça orientação ao seu professor. Nem tudo que achamos na rede é confiável.
105ª. INTERRUPÇÃO.
Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou. Nada de esforços ou perda de tempo inúteis.
106ª. INTUIÇÃO.
Existe uma força especial dentro de cada um de nós, que nos foi dada por Deus: a nossa intuição. Ela funciona como um radar que nos guia em meio a uma nebulosidade. Intuir é decidir quando a racionalidade falha.
Certas questões de Literatura e de História são bastante enevoadas e, para acertá-las, precisamos apelar para nossa intuição, sediada no hemisfério direito do cérebro.
Se tentarmos usar o raciocínio convencional lógico-matemático, erraremos feio essas questões intuitivas. O entendimento de textos é uma atividade nitidamente intuitiva e pouco racional.
107ª. JORNAIS, REVISTAS.
Cultive o lazer útil.
O hábito da leitura é fundamental para o candidato sair-se bem na prova de redação.
As provas de História e Geografia, quase sempre, baseiam-se em fatos que estiveram no noticiário — alguns vestibulares têm provas de atualidades.
Em vez de assistir à programação televisiva de baixo nível dos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de alto conteúdo informativo.
108ª. LAZER.
Divirta-se.
Reserve todos os dias um tempo para o prazer.
Vá ao cinema esporadicamente, leia, cuide dos seus afazeres, passeie com o cachorro, etc.
O riso e a distração, por exemplo, são importantes meios de prevenção contra o estresse.
109ª. LEITURA.
Para melhorar a leitura, devemos evitar a vocalização, que é o seguinte: quando lemos, tendemos a vibrar as cordas vocais, como se estivéssemos lendo em voz alta. Isso é um cacoete herdado da época do primário, quando a professora nos mandava ler para que todos nos ouvissem. Agora, não precisamos mais vocalizar. Portanto, leia apenas com o cérebro, sem vibrar as cordas vocais. Policie-se no começo e conscientize-se de que, para ler, não precisa ativar a garganta. Faça de conta que ela não existe, que é mudo.
110ª. LIMITE.
Não queira se transformar em um super-herói. Identifique seus limites. No caso de cansaço, não tente buscar refúgio ou força para continuar. Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando estiver cansado, deite e durma. No dia seguinte ou mesmo depois de algumas horas de descanso, acordará com mais disposição, certamente!
Vestibular é vida e não o contrário dela. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar.
Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados.
111ª. LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Estudar outro idioma requer interesse e dedicação.
Além de estudar os pontos básicos, o aluno deve ler muito.
Para a prova de língua estrangeira, enriqueça seu vocabulário.
Provas baseadas em pequenos textos aumentam a necessidade de se conhecer as palavras para uma correta interpretação.
Seja em inglês, espanhol ou francês, os concursos exigem muita leitura e vocabulário, mas conhecer a gramática é indispensável.
Os candidatos devem pegar firme nos estudos desde o nível básico. Somente assim obterão êxito nas provas de língua estrangeira.
Há um grande número de revistas importadas sobre os mais variados temas. Com um bom dicionário do lado e muita disposição, não há como desafinar na prova.
112ª. LÍNGUA PORTUGUESA.
Na segunda fase, a prova de Língua Portuguesa dá espaço privilegiado para o texto, que serve de referência para quase todas as questões.
Nunca é demais insistir no fato de que, numa prova escrita, avalia-se não apenas o conteúdo da resposta, mas também o modo de redigi-la.
A banca de professores, que prepara as provas do vestibular, costuma colocar nos exames de Língua Portuguesa trechos de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha (1866-1909).
113ª. LÍQUIDO.
Tome bastante líquido para hidratar o corpo, mantendo o volume dos vasos e facilitando os fluxos. Mas tome-o vagarosamente: é um bom exercício para diminuir a ansiedade.
Pode abusar de líquidos não alcoólicos, principalmente da água (um copo a cada duas horas), para evitar problemas de desidratação. Nas refeições, tome um suco de fruta ou água-de-coco.
114ª. LITERATURA BRASILEIRA.
As provas de Literatura Brasileira nos vestibulares em geral costumam abordar muito o Romantismo. Dessa fase, é fundamental a leitura dos livros de José de Alencar (“Iracema”, “O Guarani”), Bernardo Guimarães (“A Escrava Isaura”) e, também, das obras dos poetas Álvares de Azevedo, Castro Alves e Casemiro de Abreu.
115ª. LIVROS OBRIGATÓRIOS.
Leia os livros obrigatórios. Uma boa indicação é também ler os resumos. Existem, no mercado, alguns livros-resumo que contêm uma boa análise de cada um dos livros obrigatórios. Dois autores recomendados são Geraldo Chacon e Célia Passoni.
116ª. LOCAL DAS PROVAS.
Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo. Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Não corra o risco de um atraso no dia do exame.
117ª. LOCAL DE ESTUDO.
Não estude deitado, porque vai cair no sono.
Evite lugares onde o barulho ou o movimento possam causar distrações.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas posturais.
Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções desnecessárias. 
Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado. Quando o calor estiver incomodando, ligue o ventilador ou o ar-condicionado.
Escolha, também, mesa e cadeira confortáveis, que não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas, depois de horas de estudos.
118ª. MÃES.
Há uma forte correlação entre o nível intelectual da mãe e o ingresso de seus filhos nos vestibulares mais disputados.
Que Deus abençoe as supermães do nosso lindo e vasto Brasil, pois elas respondem pelo sucesso de seus rebentos nos vestibulares mais apertados e ferrosos.
Está cientificamente provado que as mães têm uma participação decisiva e efetiva nas realizações e conquistas de seus filhos. Suas ações e valores existenciais forjam parte considerável do caráter deles.
119ª. MANTENHA VIVA A CHAMA.
Jamais perca o foco do seu objetivo principal, que é o de ser aprovado no vestibular com o qual tanto sonhou.
Não assista às aulas apenas como se fosse mais um compromisso de rotina. Ao contrário, vibre com tudo o que aprender e ocupe prazerosamente o tempo livre para estudar cada vez mais.
120ª. MARCAR.
Elabore comentários escritos, a título de interpretação de temas, quando couber. Não deixe acumular matérias e procure esclarecer de imediato suas dúvidas.
Faça uso de vários recursos de aprendizagem e fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou trechos, anotar e fazer chamadas à margem do texto.

Natal 2012 - HO HO HO


Natal 2012 - HO HO HO


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cerrito


Pra mim, Cerrito=estudos!

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

81ª. EXERCÍCIO DIFÍCIL.
Evite fixar-se em conteúdos ou exercícios com algum grau de dificuldade até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante, retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos, que podem, inclusive, ajudar a resolver questões anteriores.
82ª. EXERCÍCIOS.
Não perca nenhum exercício. Eles são oportunidades ímpares para treinar a situação da prova e aprender a controlar suas emoções, o tempo e a desenvolver métodos mais eficientes de ataque e resolução de questões.
A solução de muitos exercícios é que vai consolidar a aprendizagem e proporcionar melhor fixação de todos os conteúdos. Portanto, faça muitos exercícios, às centenas, sempre refazendo os que errou. Eles o ajudam a memorizar mais facilmente o que estudou.
83ª. EXERCÍCIOS, PROBLEMAS.
Estudar Física, Matemática e Química, por exemplo, sem fazer centenas de exercícios e problemas, é impossível. Só se aprende treinando.
Estude as ciências exatas fazendo uma infinidade de exercícios. A prática constante leva à mecanização de certos procedimentos que poupam um tempo precioso na hora da prova.
Prefira os exercícios com respostas. Eles lhe dão a possibilidade de rever todo o procedimento em caso de erro. E essa prática é uma forma de sedimentar conhecimentos e fixar a matéria.
84ª. FACULDADE.
Investigue a faculdade onde pretende estudar. Visite-a, passeie pelos seus corredores, observe dentro das salas de aula, entre nos laboratórios e bibliotecas e tire suas conclusões.
Outras informações de suma importância: lista de  professores,  titulação de cada um, relação dos cursos oferecidos e avaliação que cada curso obteve no último Provão do MEC.
O risco de se sair de uma faculdade totalmente despreparado para o mercado de trabalho realmente existe. Para evitá-lo é preciso, antes de mais nada, escolher com muito cuidado  onde pretende estudar. Se terminar seu curso numa faculdade ruim terá remotas chances de conseguir uma colocação no concorrido mercado de trabalho.
85ª. FALTA UMA SEMANA.
Calma.
Alivie a carga, mas seja fiel à sua escolha.
Na véspera da prova, abandone as apostilas.
Use o tempo para rever conceitos fundamentais.
Depois de tanto esforço, talvez o melhor seja pensar que o destino já está traçado.
86ª. FAMÍLIA.
Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo.
Os pais não devem ficar repetindo ao filho que passaram no vestibular logo na primeira tentativa. A auto-estima dele vai para baixo. Filho não é xerox do brilho dos pais.
Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele um tempo exagerado de estudo, por exemplo, para não aumentar sua ansiedade. É preciso reconhecer o esforço do filho e saber acalmá-lo e elogiá-lo quando ele se mostrar mais sensível e inseguro. Quando estiver exausto, prestes a jogar a toalha, é recomendável animá-lo. Uma palavra de incentivo dos pais pode valer muito mais do que horas de terapia.
87ª. FÉ.
Se for para ajudar, tudo é válido, até “macumba”!
Se sua mãe ou sua avó costumam fazer aquelas simpatias ou rezas bravas, aceite-as de bom grado.
O vestibular é muito concorrido e toda ajuda de Deus sempre é bem-vinda! Não vale só pela reza em si, mas, também, pela providencial troca de carinho e de bons fluidos entre você e os membros de sua família.
88ª. FIGURAS.
Um erro muito comum, principalmente no que se refere às questões de exatas, é acreditar cegamente nas figuras.
Cuidado! As figuras são apenas ilustrativas e nem sempre mostram a coisa como realmente é. Exemplo: na figura, um certo ângulo aparenta ser obtuso, enquanto, na verdade, por meio de cálculos, verifica-se ser ele agudo.
89ª. FILME.
Assistir a filmes é uma maneira agradável e proveitosa de estudar, principalmente nos finais de semana, quando precisamos relaxar um pouco mas somos perseguidos pelo fantasma da culpa de não estarmos estudando. Adaptações cinematográficas de obras literárias servem de auxílio para compreender os livros. Afinal, cinema também é cultura.
Veja, a seguir, a descrição de alguns filmes interessantes.
Vidas Secas. É bom ler o livro antes de assistir à película para não se deixar influenciar.
O Gladiador. É uma boa opção para os amantes das histórias da decadência do Império Romano, com direito a invasões bárbaras, heróis e combates à moda antiga.
Danton, o processo da revolução. Uma boa pedida para compreender a importância da revolução liberal que marcou a Europa. A Revolução Francesa é tema constante de vestibulares e concursos.
Morte e Vida Severina. Sua música incidental, de Chico Buarque de Holanda, emociona e revolta. Faz-nos pensar sobre a condição de vida miserável imposta a milhares de nordestinos, que geralmente é ignorada pelos brasileiros. Belas paisagens, sem contar a excelente interpretação dos atores.
Elizabeth. Conta a história da Rainha Elisabeth (Isabel) da Inglaterra, filha de Henrique VIII (criador da Igreja Anglicana que aceitava a separação conjugal) com Ana Bolena (causa da sua separação). Elisabeth, a “rainha virgem” (não no sentido sexual, mas porque não teve filhos), promoveu a ascensão da Inglaterra à condição de grande potência. A obra trata desde a subida ao trono da Inglaterra até a consolidação de seu poder por intermédio da perseguição a seus inimigos mais ferrenhos, que a acusavam de trair a fé católica.
90ª. FÍSICA.
Não deixe de estudar: movimento circular e uniforme; composição de movimentos; força centrípeta; lei de Arquimedes; dilatação dos líquidos; espelhos planos e esféricos; equação fundamental da ondulatória; resistores elétricos; lei de Coulomb (força eletrostática); movimento de partículas eletrizadas, etc. 
91ª. FORÇA DE VONTADE.
A boa vontade é uma varinha mágica que abre todas as portas.
A atividade intelectual é movida pela energia da vontade e é legitimada pela ação.
Uma vontade forte é uma esperança realizada. Esta é uma verdade para quem estuda, porque vence quem insiste e persiste.
O aluno não pode esperar milagres da escola e dos professores. Como se nota, a perseverança e a disciplina são as chaves do sucesso nos estudos.
92ª. FUTURO.
Você é capaz de subir um degrau a cada pensamento digno e confiante.
Olhe sempre para cima! No ponto mais alto da imaginação está seu merecido lugar. 93ª. GENERALIZAR.
Não generalize!
Jamais confunda alguns com todos ou poucos com nenhum.
94ª. GEOGRAFIA.
Já aconteceu de esquecer quais são os nove planetas do sistema solar?
Atenção para questões que se relacionam com fatos recentemente noticiados pela mídia.
Fique esperto também diante de noticiários dos jornais nacionais transmitidos pelas emissoras de TV.
Para um melhor resultado, o programa deve ser utilizado com vistas a analisar a realidade, temas atuais e problemas que assolam o Brasil e o mundo.
É provável a incidência de quesitos sobre vulcões ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, Israel, Iraque, Palestina, clima, vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
A cada vestibular, as provas de Geografia se tornam cada vez mais complexas. Uma boa preparação exige cuidados do estudante, como conhecer muito bem todo o conteúdo de Geografia Geral e do Brasil, dentro do programa do segundo grau.
Como as provas estão cada vez mais difíceis, o aluno deve treinar sua capacidade de análise e interpretação, não apenas de textos, gráficos, tabelas e espaços geográficos, mas também sua capacidade de identificar esses espaços e inter-relacionar fatos que parecem ter uma ligação que não têm.
Questões sobre Pirâmides Etárias são constantes nas provas de Geografia. Costumam cair, igualmente, muitos quesitos sobre os diferentes tipos de vegetação do território brasileiro. O Agreste, por exemplo, constitui uma zona nordestina, de solo pedregoso com pouca vegetação, que separa a mata do sertão.
Para ir bem na prova de Geografia, não basta grudar mapas pelas paredes do quarto. Deve, freqüentemente, dar uma olhada nos jornais e revistas, à procura de informações sobre os últimos grandes acontecimentos mundiais e nacionais, já que muitos deles terão presença certa na sua prova de vestibular.
95ª. GLICOSE.
Todos devem fazer lanches ricos em vitaminas C e E e alguns minerais, como magnésio, zinco e potássio.
O estudante deve manter sempre equilibrado o suprimento de glicose, pois o cérebro se nutre de glicose pura. Durante os estudos, há um gasto muito grande de energia.
96ª. GRAMÁTICA.
Atenção aos pronomes: este e aqueles.
Erros de concordância também são fatais. Coisas do tipo: "hoje em dia, a vida tem menas problemas do que...".
97ª. HISTÓRIA.
Interprete e não decore: escravismo antigo e colonial; cultura clássica e renascimento cultural; feudalismo e capitalismo; índio, negro e branco na formação social brasileira; ditaduras militares na América Latina; nova ordem mundial e globalização, etc. 
98ª. HORÁRIO.
Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente.
Estipule um horário para iniciar seus estudos e para acabar também. De preferência, num período em que não tenha outras atividades.
99ª. IDÉIAS.
Discuta com pessoas credenciadas aspectos, pontos ou assuntos da programação que porventura apresentam um caráter mais complexo. A troca de informações é sumamente importante para o aperfeiçoamento de sua aprendizagem.
100ª. INGLÊS.
É essencial ter bom vocabulário e o hábito da leitura.
Questões gramaticais: tempos verbais, verbos anômalos, voz passiva e discurso indireto. 
As provas atuais enfatizam a leitura e a compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em língua estrangeira.