DISCURSO DE FORMATURA
Há muito tempo sonhamos com este dia, o nosso dia! O dia em que fica marcada a transição de uma etapa de nossas vidas.
Concluir esta etapa não seria possível se não tivéssemos a ajuda de pessoas especiais que fizeram a diferença em nossa caminhada. Entre estas pessoas gostaríamos de destacar um grupo: nossos professores. Sem vocês nada disso hoje seria possível. Vocês, que inúmeras vezes foram além de professores, foram nossos amigos e até mesmo cumplices, ajudaram a construir os seres humanos que somos hoje. Deixamos aqui expresso nosso agradecimento por tudo que vocês fizeram por nós, desde elogios até xingões, tudo, tudo mesmo.
Infelizmente a nossa jornada estudantil ficou manchada por acontecimentos inesperados e pela incompetência administrativa de alguns profissionais. O momento em que seria de conclusão e reafirmação de conceitos iniciados desde o maternal foi imensamente prejudicado. Quando fomos noticiados que o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora encerraria suas atividades em 31 de dezembro de 2011, o sentimento que nutríamos por aquele que foi palco de emoções inesquecíveis veio à tona. Defendemos nosso colégio até ter a certeza de que permaneceria aberto, mesmo que com outra mantenedora. Nunca poderíamos imaginar que entregamos o Auxiliadora na mão de turistas amadores, onde o capital fica acima até mesmo de valores cristãos pregados por eles mesmos. Mas agradecemos a estes turistas também, pois com eles aprendemos o tipo de pessoas que jamais deveremos ser.
Durante este ano que passou, devido a vários acontecimentos, fomos mais que uma turma, fomos uma família, em que defendemos uns aos outros com unhas e dentes. E esta união que cultivamos com certeza não se encera hoje, vai perdurar por muitos e muitos anos.
Também durante este ano muitas vezes foi dita a seguinte frase: “Vida que segue.”. E, hoje, mais do que nunca, ela deve ser dita.
Vida que segue gurizada. Acabou o tempo em que bolinhas e aviõezinhos de papel voavam pela sala. Acabou o tempo em que um simples pedaço de papel se transformava em relíquia quando continha o gabarito de uma prova. Acabou o tempo em que nossa sala virava um varal de roupas. Acabou o tempo que a gente achava que poderia apagar todos os incêndios do colégio. Pedir para ir ao banheiro ou ir à biblioteca apenas para matar aula não será mais a mesma coisa. Acabou o tempo em que nos uníamos para defender nossos ideais, mesmo se estivéssemos errados. É uma pena que não podemos voltar no tempo e reviver tudo que passamos juntos, e mesmo que isso fosse possível, faríamos tudo exatamente como foi feito, pois não nos arrependemos de nada, mesmo que às vezes fossemos considerados os “rebeldes sem causa”. Mas acreditem, tínhamos uma causa.
Talvez um dos fatos que gerou uma grande identificação entre nós foi o fato de partilharmos dos mesmos medos, angustias e felicidades. Fomos testemunhas uns dos outros no desespero na hora do vestibular, da angustia de não saber o que nos espera depois que tudo isso acabar, de como será nosso futuro... Quantas vezes já nos vimos chorar, seja de tristeza ou felicidade, durante este ano? Nas idas e vindas desta caminhada estudantil, cada vez mais nos uníamos.
E falando em futuro, agora, cada um vai fazer o seu: alguns se tornarão engenheiros, outros administradores, doutores, designers e até mesmo milicos. E que não tenhamos medo de desvendar nosso futuro, muitas vezes ele vai ser a única coisa que teremos.
Um dia a saudade vai apertar, então virão na memoria os momentos em que passamos juntos, das avacalhações, das risadas, das aflições... Lembremo-nos dessa época como uma das melhores das nossas vidas, pois foi nela que descobrimos coisas que levaremos conosco até o fim dela.
Que aproveitemos ao máximo esta noite, pois nunca mais sentiremos a magia de sermos o terceiro ano, vulgo terceirão. Responsabilidades e desafios estão por vir e o que estava escondido atrás do muro que tanto queríamos descobrir e ao mesmo tempo nos amedrontava terá que ser enfrentado.
Muitos nos dirão: Bem vindos à realidade. Mas nós vamos dizer: “Realidade, se prepare que agora vou lhe usar”.
Muito obrigado a todos os presentes e que tenham uma boa festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário