Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.
101ª. INÍCIO DO ESTUDO.
Não invente desculpas nem compromissos: sempre sobra um tempinho.
Faça um planejamento criterioso, antes de começar a estudar de qualquer
maneira.
Lembre-se: só entra na faculdade aquele aluno que vem se preparando há
um bom tempo. Em outras palavras: quem estudar na véspera, não passará!
Não adianta estudar para o vestibular da mesma forma que estudava para o
colégio, às véspera da prova! As questões do vestibular envolvem raciocínio e
amplo conhecimento do assunto.
Seja franco com você mesmo e escreva no papel quais as matérias em que
esteja mais fraco. Faça um traço forte debaixo das disciplinas mais críticas.
Priorize-as. Organize-se de forma a estudar algumas horas por dia. Por mais
tedioso e desgastante que pareça, esforce-se!
102ª. INTERCÂMBIO.
O intercâmbio com outro país é a melhor opção para aprender um novo
idioma. As empresas especializadas oferecem serviço para quase todas as idades
nas mais diversas áreas. É possível escolher a cidade, o programa ou a escola
na qual deseja estudar.
Trocar idéias com os colegas também pode ser uma boa opção, pois sempre
um acaba ajudando o outro e assim todos crescem.
Para maiores informações, visite os sites: http://www.yazigi.com.br
http://www.ciee.org http://www.stb.com.br
103ª. INTERESSE.
A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE. Não duvide:
aprendizado sem um mínimo de interesse não existe! Torna-se esforço cansativo e
inútil.
104ª. INTERNET.
O estudo pela Internet é rápido, eficiente e o material didático está
sempre atualizado.
Use a internet em seus estudos. Realize pesquisas que possam servir como
entretenimento e instrumento de aprendizagem. Mas atenção: sempre que possível, peça orientação ao seu professor. Nem tudo que achamos na rede é confiável.
105ª. INTERRUPÇÃO.
Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a
aprendizagem exatamente de onde parou. Nada de esforços ou perda de tempo
inúteis.
106ª. INTUIÇÃO.
Existe uma força especial dentro de cada um de nós, que nos foi dada por
Deus: a nossa intuição. Ela funciona como um radar que nos guia em meio a uma
nebulosidade. Intuir é decidir quando a racionalidade falha.
Certas questões de Literatura e de História são bastante enevoadas e,
para acertá-las, precisamos apelar para nossa intuição, sediada no hemisfério
direito do cérebro.
Se tentarmos usar o raciocínio convencional lógico-matemático, erraremos
feio essas questões intuitivas. O entendimento de textos é uma atividade
nitidamente intuitiva e pouco racional.
107ª. JORNAIS, REVISTAS.
Cultive o lazer útil.
O hábito da leitura é fundamental para o candidato sair-se bem na prova
de redação.
As provas de História e Geografia, quase sempre, baseiam-se em fatos que
estiveram no noticiário — alguns vestibulares têm provas de atualidades.
Em vez de assistir à programação televisiva de baixo nível dos canais
comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de
alto conteúdo informativo.
108ª. LAZER.
Divirta-se.
Reserve todos os dias um tempo para o prazer.
Vá ao cinema esporadicamente, leia, cuide dos seus afazeres, passeie com
o cachorro, etc.
O riso e a distração, por exemplo, são importantes meios de prevenção
contra o estresse.
109ª. LEITURA.
Para melhorar a leitura, devemos evitar a vocalização, que é o seguinte:
quando lemos, tendemos a vibrar as cordas vocais, como se estivéssemos lendo em
voz alta. Isso é um cacoete herdado da época do primário, quando a professora
nos mandava ler para que todos nos ouvissem. Agora, não precisamos mais vocalizar.
Portanto, leia apenas com o cérebro, sem vibrar as cordas vocais. Policie-se no
começo e conscientize-se de que, para ler, não precisa ativar a garganta. Faça
de conta que ela não existe, que é mudo.
110ª. LIMITE.
Não queira se transformar em um super-herói. Identifique seus limites.
No caso de cansaço, não tente buscar refúgio ou força para continuar. Pode ser
uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando estiver cansado, deite e
durma. No dia seguinte ou mesmo depois de algumas horas de descanso, acordará
com mais disposição, certamente!
Vestibular é vida e não o contrário dela. A idéia é descobrir o tempo
ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem
conseguir se concentrar.
Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e
resolvendo provas de vestibulares passados.
111ª. LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Estudar outro idioma requer interesse e dedicação.
Além de estudar os pontos básicos, o aluno deve ler muito.
Para a prova de língua estrangeira, enriqueça seu vocabulário.
Provas baseadas em pequenos textos aumentam a necessidade de se conhecer
as palavras para uma correta interpretação.
Seja em inglês, espanhol ou francês, os concursos exigem muita leitura e
vocabulário, mas conhecer a gramática é indispensável.
Os candidatos devem pegar firme nos estudos desde o nível básico.
Somente assim obterão êxito nas provas de língua estrangeira.
Há um grande número de revistas importadas sobre os mais variados temas.
Com um bom dicionário do lado e muita disposição, não há como desafinar na
prova.
112ª. LÍNGUA PORTUGUESA.
Na segunda fase, a prova de Língua Portuguesa dá espaço privilegiado
para o texto, que serve de referência para quase todas as questões.
Nunca é demais insistir no fato de que, numa prova escrita, avalia-se
não apenas o conteúdo da resposta, mas também o modo de redigi-la.
A banca de professores, que prepara as provas do vestibular, costuma
colocar nos exames de Língua Portuguesa trechos de “Os Sertões”, de Euclides da
Cunha (1866-1909).
113ª. LÍQUIDO.
Tome bastante líquido para hidratar o corpo, mantendo o volume dos vasos
e facilitando os fluxos. Mas tome-o vagarosamente: é um bom exercício para
diminuir a ansiedade.
Pode abusar de líquidos não alcoólicos, principalmente da água (um copo
a cada duas horas), para evitar problemas de desidratação. Nas refeições, tome
um suco de fruta ou água-de-coco.
114ª. LITERATURA BRASILEIRA.
As provas de Literatura Brasileira nos vestibulares em geral costumam
abordar muito o Romantismo. Dessa fase, é fundamental a leitura dos livros de
José de Alencar (“Iracema”, “O Guarani”), Bernardo Guimarães (“A Escrava
Isaura”) e, também, das obras dos poetas Álvares de Azevedo, Castro Alves e
Casemiro de Abreu.
115ª. LIVROS OBRIGATÓRIOS.
Leia os livros obrigatórios. Uma boa indicação é também ler os resumos.
Existem, no mercado, alguns livros-resumo que contêm uma boa análise de cada um
dos livros obrigatórios. Dois autores recomendados são Geraldo Chacon e Célia
Passoni.
116ª. LOCAL DAS PROVAS.
Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo. Verifique o
trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Não
corra o risco de um atraso no dia do exame.
117ª. LOCAL DE ESTUDO.
Não estude deitado, porque vai cair no sono.
Evite lugares onde o barulho ou o movimento possam causar distrações.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas
posturais.
Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções
desnecessárias.
Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado. Quando o calor estiver
incomodando, ligue o ventilador ou o ar-condicionado.
Escolha, também, mesa e cadeira confortáveis, que não causem dores na
coluna, nos braços e nas pernas, depois de horas de estudos.
118ª. MÃES.
Há uma forte correlação entre o nível intelectual da mãe e o ingresso de
seus filhos nos vestibulares mais disputados.
Que Deus abençoe as supermães do nosso lindo e vasto Brasil, pois elas
respondem pelo sucesso de seus rebentos nos vestibulares mais apertados e
ferrosos.
Está cientificamente provado que as mães têm uma participação decisiva e
efetiva nas realizações e conquistas de seus filhos. Suas ações e valores
existenciais forjam parte considerável do caráter deles.
119ª. MANTENHA VIVA A CHAMA.
Jamais perca o foco do seu objetivo principal, que é o de ser aprovado
no vestibular com o qual tanto sonhou.
Não assista às aulas apenas como se fosse mais um compromisso de rotina.
Ao contrário, vibre com tudo o que aprender e ocupe prazerosamente o tempo
livre para estudar cada vez mais.
120ª. MARCAR.
Elabore comentários escritos, a título de interpretação de temas, quando
couber. Não deixe acumular matérias e procure esclarecer de imediato suas
dúvidas.
Faça uso de vários recursos
de aprendizagem e fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou
trechos, anotar e fazer chamadas à margem do texto.
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