Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.
161ª. QUESTÕES ABERTAS.
Muito cuidado para não escrever muito, deixando de responder ao que está
sendo pedido.
Em caso de questões abertas, terá melhor desempenho quem souber redigir
bem e estruturar adequadamente suas idéias.
Respostas claras e objetivas são, obviamente, sempre mais bem
valorizadas que aquelas com muitos dizeres sem significado.
162ª. QUESTÕES DIFÍCEIS.
Não se desespere com as questões que não souber responder.
Saiba escolher a ordem de resolução das questões na hora da prova.
Por mais difícil que seja o curso para o qual se inscreveu, poderá se
classificar tranqüilamente sem “gabaritar” qualquer das provas.
Não perca tempo com quesitos difíceis, pois eles têm o mesmo valor dos
fáceis. Comece pelos fáceis e vá resolvendo os outros num nível progressivo de
dificuldade.
163ª. QUESTÕES DISCURSIVAS.
Nas questões discursivas os professores recomendam leitura atenta dos
textos e repostas objetivas, seguindo rigorosamente o que
pede o enunciado.
164ª. QUESTÕES OPINATIVAS.
Cuidado com algumas questões opinativas de História.
Se perguntarem o que achou da privatização da Vale do Rio Doce, responda
que foi péssimo, uma autêntica entrega do patrimônio nacional para os estrangeiros,
mesmo que pense de maneira diferente.
165ª. QUÍMICA.
Estude: ligações atômicas e forças intermoleculares; conceito de
mol; cálculo estequiométrico; oxidante e redutor; ácido, base, sal e óxido;
concentração de solução; cinética química; equilíbrio químico; pilha e
eletrólise; calor de reação; pH; funções orgânicas, etc.
166ª. RACIOCÍNIO.
Estimule o raciocínio.
Não se limite a receber pensamentos prontos!
O conhecimento prévio sobre determinado assunto facilita a aprendizagem
do "novo"; já a memorização é maior quando há associação dos
conceitos recém-aprendidos aos que já sabemos.
Tenha o hábito de refletir sobre tudo o que lhe for apresentado,
questionando sua aplicabilidade no dia-a-dia, relacionando informações
recebidas, como, por exemplo, uma disciplina à outra, ou uma fórmula a um
ditado popular.
167ª. RAIVA.
Elimine todo e qualquer vestígio de revolta de sua mente.
A raiva é um sentimento altamente dispersivo e negativo, que diminui o
rendimento do estudo.
168ª. RAPIDEZ.
Use todo o tempo disponível para a resolução das provas e fique até o
final.
Nada de correria; afinal, você não está disputando uma prova olímpica de
velocidade!
O recomendável é ler atentamente os enunciados das questões, para
interpretá-las corretamente.
Outra dica é garantir o máximo de acertos com as questões consideradas
mais fáceis, deixando para enfrentar depois as mais complicadas.
169ª. RASURAS.
Nunca use corretivo!
O aconselhável é fazer, primeiro, a questão a lápis e, depois, cobri-la
com a caneta.
Em muitas provas dissertativas, o candidato é obrigado a fazer a
resolução da prova à caneta. Sendo assim, evite rasuras!
170ª. RECEBIMENTO DA PROVA.
Ao receber a prova, leia as questões com calma e atenção.
Ao deparar-se com alguma dificuldade, pule para outra questão que possa
responder mais rapidamente. Dessa forma, vai recuperar a tranqüilidade e
aumentar a confiança para resolver o restante da prova.
171ª. REDAÇÃO.
É na hora de fazer uma redação que vai descobrir a importância da
leitura.
Escreva, pelo menos, dez dissertações com temas já aplicados em anos
anteriores nas provas do vestibular para o qual irá concorrer.
O ideal seria corrigi-las com a ajuda de um colega considerado ótimo em
redação ou por intermédio de um professor de Português.
Ler os editoriais e opinião dos principais jornais e revistas é
imprescindível, uma excelente maneira de ampliar e qualificar seu vocabulário.
Pegue as redações que elaborou durante o ano e releia-as, observando as
correções gramaticais feitas para não repetir os mesmos erros.
Faça uma última redação, cronometrando o tempo gasto. Procure terminá-la
em uma 1h40min, no máximo, incluindo o tempo de passá-la a limpo e submetê-la a
uma revisão.
172ª. RELAXAMENTO.
Pense positivo.
Respire corretamente.
Não brigue com a situação.
O vestibular é uma realidade que deve ser enfrentada com disposição.
Respirar de maneira adequada traz vantagens para o corpo e a mente.
Faça uma pausa de cinco minutos durante o dia e concentre-se na sua
respiração. Inspire lenta e profundamente e expire todo o ar dos pulmões.
Quando sentir ansiedade e nervosismo, pratique esse exercício.
173ª. RELEITURA DA PROVA.
Quando terminar de fazer o exame, descanse um pouquinho e releia a
prova, com muita atenção, e confira todas as questões, se houver tempo.
174ª. RELÓGIO.
Nunca releve o tempo!
A ausência de um relógio vai deixá-lo inseguro e desorientado.
Para a prova, leve um relógio confiável, de preferência dotado de
despertador ou cronômetro, mas sem calculadora.
175ª. REMÉDIO.
Não tome calmantes ou sedativos para fazer a prova.
Os calmantes podem deixar sua mente sonolenta e inativa. Muito cuidado,
portanto!
Uma certa apreensão antes do exame é normal em qualquer estudante e, uma
vez iniciada a prova, tudo passará.
176ª. RESPIRAÇÃO.
Respire sempre, procurando encher todo o tronco: a oxigenação estimula o
bom funcionamento do cérebro e de todo o corpo. Com o organismo mais inteiro,
suas respostas serão mais seguras e claras.
177ª. RESPOSTAS.
Só troque a resposta se tiver absoluta certeza de que está errada.
Antes de passar as respostas para o gabarito, verifique se não esqueceu
de resolver ou pulou alguma questão.
Se achar mesmo que alguma resposta deva ser mudada, faça-o sem medo;
entretanto, se tiver dificuldade em se decidir por duas respostas, não mude a
que marcou da primeira vez.
178ª. RESUMINHO.
Prepare uma “cola” de cada disciplina ou dos assuntos mais fáceis de
esquecer.
Se elaborá-la com cuidado e capricho, estará fazendo uma síntese dos
conteúdos e fixando a essência.
Na hora da prova, jogue-a fora, porque se for pego com uma “cola” poderá
ser retirado da sala ou mesmo levar ZERO na prova.
179ª. REVISÃO.
Revise seus erros.
Estude novamente os pontos em que errou e aqueles mais difíceis.
180ª. REVISTAS.
Não se atenha somente aos livros.
Se possível, assine revistas como Veja, IstoÉ, Carta Capital, etc.
Provas como as de História
e Geografia, principalmente, exigem conhecimentos sobre a realidade atual.
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