sexta-feira, 15 de junho de 2012

LIÇÃO DE VOO 18


Voos por Setor
Se você completou a lição anterior, está na hora de praticarmos voos por setores.
Basicamente o que vamos trabalhar agora é nossa orientação em relação ao helicóptero. Então vamos manter as mesmas regras da lição anterior, são elas:
Voar de 50 a 150cm do solo, preferencialmente na linha da cintura;
Proibido voar acima do nível da cabeça;
Proibido perder a referência da cauda;
Antes de avançar é importante já ter completado a lição anterior.
Para executar esta aula você já deve ser capaz de decolar e pousar o modelo com facilidade. Também deve estar ciente sobre como evitar situações de risco, antecipando possíveis acidentes e desligando o motor sempre que necessário.
Lembre-se de ser prudente. Se você perder o controle da situação, reposicione o modelo no centro de sua área e recomece o exercício desde o início. Se as hélices colidirem com o chão ou qualquer obstáculo, revise o modelo para ver se não há nada fora do lugar ou quebrado.
Estes avisos não serão mais passados nas próximas lições, você deverá tê-los guardados consigo durante todos os seus voos. É responsabilidade do piloto assegurar-se que seu modelo encontra-se em condições de voo.
Informações do Exercício
Objetivo: Praticar o voo com pontos de referência;
Requisitos: Lição anterior; Recomendado o uso do kit treino (X);
Dificuldade: Fácil;
Transmissor: MODO 2 (Americano);
Tempo mínimo recomendado: 30 minutos (3 baterias);
Aprovação: Realizar três voos completos com o helicóptero explorando os 5 setores.
Local de voo
Valem todas as regras que já discutimos sobre obstáculos. A partir deste momento você já deve estar ciente de como escolher um bom local de voo.
Para esta lição vamos precisar de um espaço um pouco maior. Um retângulo de 24m2 (6x4) deverá nos atender bem.
Nota: Esta área é relativa e depende unicamente do tamanho do seu helicóptero. Para este exercício estou considerando helicópteros com tamanho de 50 a 70cm de comprimento, que é o tamanho médio de nossos helicópteros 3D (passo-variável). Se você possuir um modelo menor, com certeza poderá trabalhar com uma área de voo menor.
A idéia é dividir este espaço em 6 setores menores, mas apenas de forma imaginária. Vamos dividir nosso retângulo de 24m2 em seis quadrados 2x2 da seguinte forma:
Horizonte
A B C
D E F
Cada um dos nossos setores de A..F possuem 2 metros de lado.
Exercício:
Você poderá explorar cada uma das fases deste exercício separadamente. Porém siga nossas orientações de pontos de referência para que possa dominar adequadamente a aula.
Você como piloto deverá ocupar o setor E, mantendo seus pés e seu rosto voltados para o horizonte. Durante este exercício você também deverá manter seu corpo, assim como o rádio transmissor apontados para o horizonte, pois isto vai ajudá-lo a manter uma referência dos comandos que vamos trabalhar.
Fase 1: voos frontais
Inicie a decolagem pelo setor B, tal como na lição anterior. Durante seu voo mantenha o nariz do helicóptero sempre voltado para o horizonte. Você vai tentar manter o helicóptero estável no centro deste setor, pois embora nossa área de voo seja maior, cada um de nossos setores tem uma área menor do que a lição anterior.
Tudo muito fácil até agora, pois não mudamos nada em relação aos nossos pontos de referência. Nas lições anteriores sempre trabalhamos com o helicóptero a nossa frente, o que tornava fácil manter o helicóptero estável dentro da área de voo. Agora vamos nos "transportar" para dentro do helicóptero.
Uma vez que você se sinta confortável mantendo o helicóptero pairado no setor B, caminhe lentamente para a esquerda em direção do setor A. Não perca a referência do nariz do modelo, nem mesmo gire seu corpo. Lembre-se, você está dentro do helicóptero, se o nariz do modelo aponta para o horizonte, seu corpo e o controle também apontam para o horizonte.
Você deve caminhar com o helicóptero de lado e está autorizado apenas a inclinar o pescoço para a esquerda. Então pratique o voo pairado dentro do setor A.
Repita o procedimento para o setor C, mova o helicóptero lentamente para a direita passando por B, mantendo o nariz do modelo, seu corpo e o transmissor apontados para o horizonte. Novamente você só pode mover seu pescoço para a direita.
Fase 2: voos laterais
Uma vez que tenha dominado os setores A e C, vamos trabalhar os voos laterais. Isto significa que vamos trazer o helicóptero para os setores D e F.
Assumindo que você esteja em C, traga o helicóptero de ré até o setor F.
Vou repetir para que você não esqueça: O nariz do helicóptero deve apontar para o horizonte, assim como seu corpo e o transmissor. Você só pode virar o pescoço no sentido do seu ombro direito.
Pratique o voo pairado com o helicóptero à sua direita, então leve o helicóptero para o setor D. Note que você não pode passar por E, pois você está ocupando este setor. Siga o caminho C -> B -> A -> D, apenas movendo o seu pescoço.
Novamente pratique o voo pairado no setor D e não se esqueça de seguir as regras sobre orientação.
Bônus: Diagonais e Reposicionamento de setor
Se você achou moleza esta aula, vamos tentar adicionar um desafio bônus. É só uma brincadeira adicional, você não vai precisar fazê-la para avançar para a próxima aula.
Estando ainda posicionado no Setor E, experimente passear com o helicóptero entre os setores D e F passando apenas pelo setor B. Isto vai permitir você explorar o voo em diagonais, fazendo uso simultâneo do comando de aileron e profundor.
Outro desafio legal é tentar se posicionar nos setores D e F, permitindo que os voos laterais sejam feitos a uma distância maior. Isto deverá auxiliá-lo nas suas noções de profundidade.
Mesmo na execução dos bônus mantenha as regras de orientação. Nariz do helicóptero sempre para o horizonte e você só pode mexer o pescoço para os lados.
Você conseguiu fazer três voos completos explorando os 5 setores a uma distância mínima de 50cm do solo? Não? Continue praticando, não tenha pressa... Se tem dúvidas poste suas perguntas na área de comentários abaixo, nós acompanhamos todas as mensagens.

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