sábado, 25 de agosto de 2012

25 de agosto – 1 ano de história

25 de agosto: a aula mais importante da minha vida

Há um ano, Rio Pardo vivenciava um dos capítulos mais importantes de sua história recente. Alunos, funcionários, professores e toda a comunidade escolar do então Colégio Nossa Senhora Auxiliadora mobilizaram-se para manter aberta a sua escola.
Mas, para mim, essa história começou um dia antes. Era uma quarta-feira, dia 24 de agosto. Era dia de reunião geral. No primeiro período do dia, os alunos receberam um bilhete que dizia mais ou mneos o seguinte: "Convocamos pais e responsáveis para uma reunião dia 25 de agosto, às 19 horas, para tratar do futruro da escola". Pronto! Estava instaurado o pânico. Cada um tinha uma versão dos fatos.
Os professores não sabiam dos motivos. A direção havia sido proibida pela chefia (de Porto Alegre) de dizer os motivos.
Dei aula a manhã toda e toda a tarde, tentando acalmar os alunos. Eu não sabia o que estava acontecendo, por isso eu estava tão calmo. Quando dei o último período de aulas da tarde, desci e fui pra sala dos professores. Nossa reunião começaria em uma hora, mais ou menos. Foi quando resolvi sair pra comer algo. Na porta do colégio encontrei a Alzira (secretária) e disse:
"Boa tarde, Alzira"
e ela respondeu:
"só se for pra ti"
Aquilo me deixou chocado! Ela perguntou se eu não sabia de nada e eu disse que não. Voltei e fui falar com a Vivianne, a Vivi, nossa vice. Ela me explicou, disse que na quinta-feira viria uma comitiva de Porto Alegre anunciar o fechamento do colégio.
A reunião geral serviu pra deixar os professores a par do que estava acontecendo. A Vivi nos explicou tudo. Fomos pra casa e, na quinta, voltamos a Rio Pardo. Todos de preto, ficamos em vigília aguardando a chegada da tal comitiva. Os alunos pintaram as caras e ocuparam a entrada do colégio. Quando o pessoal de Porto Alegre chegou levou um susto muito grande.
Jamais imaginariam o que nossos alunos eram capazes.
A comitiva se reuniu primeiro com a direção da escola. Em seguida, foi a vez dos professores ouvirem os absurdos que diziam pra gente. Logo depois, foi a vez da Associação de Pais e Mestres. E assim foi durante todo o dia. Grupo a grupo foi recebendo a notícia do fechamento do colégio dia 31 de dezembro de 2011. Havia uma reunião com as famílias, marcada para as 19 horas.
Quando anoiteceu, o colégio ficou lotado. Todos os alunos e seus famiuliares, ex-alunos, professores e ex-professores, comunidade de Rio Pardo, autoridades e, claro, a imprensa.
Quando o chefe da delegação de Porto Alegre saiu da sala da direção para ir encarar os pais, ele foi surpreendido com uma câmera de TV e um microfone. Foi aí que vi o medo nos olhos de uma pessoa. Ele não teve coragem de manter o fechamento da escola. A mobilização de todos deu resultado. A chefia de Porto Alegre desistiu da ideia.
Obviamente, todos nós já sabíamos que havia sido um recuo estratégico. Mas o simples fato de terem voltado atrás já nos deu a sensação de vitória.
Abaixo, coloquei alguns links interessantes pro pessoal relembrar o que rolou naquele dia.

Discurso da Vivi:

RBS TV

Blog da Renata: 

Blog da Thifany:


Nenhum comentário:

Postar um comentário