sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Aranha, veado, burro e outros animais...

Falar de racismo é complicado. Opinião, às vezes, é confundida com racismo. Mesmo assim vou expressar a minha.
Ontem, o Grêmio jogou contra o Santos e o goleiro Aranha foi vaiado e xingado. Ele queria ser tratado com respeito. Torcida não respeita rival. Nunca vai respeitar. A torcida respeita, sim, as pessoas. E ontem, em nenhum momento, a torcida do Grêmio desrespeitou algum jogador adversário. Mesmo assim, Aranha saiu de campo dizendo que a torcida do Grêmio é racista. Opinião dele? Ou preconceito idiota?
Achei muita idiotice intitular a torcida do Grêmio de racista. É a mesma coisa que eu dizer que todo treinador é burro; que todo juiz é filho da p..., que todo goleiro do Santos é veado...
O Aranha tem duas grandes vantagens nessa história toda:
- é vítima nessa (É vítima, sim! A menina teve UMA ATITUDE racista, o que não significa que ela seja racista e muito menos que TODA A TORCIDA DO GRÊMIO SEJA RACISTA.)
- tem muitos microfones à disposição para dizer o que pensa.
Aranha disse, em rede nacional, que toda a torcida do Grêmio é racista. Que coisa leviana, irresponsável, preconceituosa...
Não acho que esse cara seja aranha, veado, macaco ou burro... Acho, sim, que ele é um ser humano que precisa ser respeitado e, além disso, precisa respeitar. Essa é uma premissa da vida em sociedade: quer ser respeitado? Respeite!
Quer fazer cera,? Demorar pra colocar a bola em jogo? Evitar gols do Grêmio? Tentar ludibriar a arbitragem? Simular lesões? Bater nos jogadores do Grêmio e depois se fazer de vítima?
Tudo bem!
Tem que fazer!
Isso é futebol.
Todos que jogam bola fazem isso. Agora, desrespeitar toda uma torcida, aí não. Isso é coisa de gente covarde, sem responsabilidade e sem respeito. O Aranha não respeita as pessoas mas vai à justiça exigindo ser respeitado.
Recadinho pra ti, Aranha: respeite! Assim tu será respeitado. Sempre!
Pra encerrar, precisamos pedir desculpas às aranhas, aos veados, aos burros e aos demais animais. Vocês, bichinhos, não podem ser comparados a certas pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário