terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro: meu aniversário - kibeleza!!!


O ano? 1980. O local? Tabatinga, interior do Amazonas. O pai era um jovem militar cumprindo sua missão de proteger o Brasil. A mãe também tinha sua missão (que cumpre até hoje), servir de base para a família. A mana? Bom, ela era uma criança. A única missão dela era brincar e trazer felicidade pro pai e pra mãe. Fico pensando como era a vida dos 3 antes da minha chegada. Poucas vezes eles falam disso. Ou falam e eu não sei se era antes de mim ou depois.
Nasci, cresci, vivi e cheguei até aqui. São 32 anos de MUITAS coisas. Olha, às vezes penso que vivi muito mais (mas MUITO MAIS) do que os meus 32 anos. A profissão do meu pai proporcionou à família conhecer lugares legais, pessoas legais e morar em várias cidades. Fiz tanta coisa legal. Tive uma infância privilegiada. Dos 9 aos 13 anos, no auge da criancice, morei em um condomínio fechado (Vila Militar do 50º BIS), cercado de militares fazendo a segurança. Tinha campo de futebol, quadra de vôlei, futsal, basquete, vôlei de areia, pracinha, clube com mesa de bilhar, pingue pongue, piscina e o mais importante: uma criançada muito legal pra curtir tudo isso comigo. A gente corria, andava de bicicleta, subia em árvores, nadava, invadia a piscina do clube nas noites, enfim, uma infância muito perfeita. Isso tudo em Imperatriz, no Maranhão. Era perfeito pra mim, pra minha irmã e para meus pais. E sabem por que era tão legal? Porque a gente tinha AMIGOS. Pessoas que conviviam e se relacionavam pelo simples prazer da companhia. Lembro dos meus pais jogando canastra com os vizinhos, indo aos bailes de carnaval, até uma ida ao super era motivo de felicidade. Parece que tudo fazia a gente ficar feliz. Acho que isso acontecia porque eu era criança e não via o lado ruim das coisas.
O colégio lá era tri bom: Centro Educacional São Francisco de Assis - CESFA. Um ensino de qualidade, bem pertinho da Vila Militar. Dava pra ver o Colégio de casa. ficva a menos de 5 minutos de caminhada. Graças ao que aprendi lá, consegui acompanhar as aulas do Colégio Militar de Porto Alegre.
Ah, o Colégio Militar de Porto Alegre. Depois de uma infância PERFEITA, veio a adolescência. Com o Colégio Militar servindo de cenário, vivi anos inesquecíveis. Fui atleta (joguei vôlei, basquete e handebol na seleção do CMPA e futsal no time do quartel onde eu morava). Mais isso, gente! Com 14 anos eu já MORAVA dentro de um quartel! Ninguém precisou me falar na tal "liberdade com responsabilidade". E isso foi ruim? BEM CAPAZ! Foi a melhor coisa da minha vida.
Quando saí do Colégio Militar, surgiu a grande dúvida da minha vida: fazer faculdade na Ufrgs e seguir morando longe da família ou me graduar na Unisc e morar "em casa" depois de 6 anos? Escolhi o carinho da família e não me arrependo. Faria tudo de novo! Na Unisc fui presidente do Diretório Acadêmico, organizei eventos, participei de momentos decisivos em relação ao curso de Matemática, fui o orador da minha turma, enfim, aproveitei ao máximo, fiz o que podia e o que não podia! Nossa senhora! Como minha vida foi boa.
Foi boa. Parece que não é mais. Mas é! Sou um cara realizado. Obviamente, muito da minha realização vem por ter feito essas coisas todas que relatei até aqui (e muitas outras). Mas analisando o atual momento pelo qual estou passando, só tenho a agradecer. Trabalho em dois lugares: no melhor colégio de Rio Pardo e no melhor colégio de Santa Cruz. Posso até não ser top, mas estou nos colégios tops das cidades que trabalhho!
Tenho alunos maravilhosos. Estou cursando o mestrado em Matemática. Tenho uma família muito acolhedora (família = mãe + pai + mana + namorada + família da namor + amigos).
Ao completar 32 anos posso dizer que sou feliz. E estou motivadíssimo pra continuar essa doideira maluca chamada VIDA!
Posso até ganhar algum presente HOJE, mas as pessoas que convivem comigo me dão de presente a alegria da companhia a cada dia. Gente, obrigado por existirem e por me fazerem ser quem eu sou.
Valeu!

Gus

2 comentários:

  1. O maior milagre é viver e o maior presente é desfrutar bons momentos com pessoas que gostamos. ;)

    ResponderExcluir
  2. entaum minha vida eh um milagre por dia, cara... pq eu AMO conviver com meus alunos...

    ResponderExcluir