quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Falta de educação - mazela da sociedade

Se a gente faz uma análise da sociedade, tentando entender os maiores problemas atuais, invariavelmente acaba falando de educação. Ou da falta dela. Drogas, trânsito, saúde, corrupção... Se nosso povo fosse educado, tudo seria menos difícil de resolver. Fico triste com isso, pois sou educador e acredito que a educação pode, sim, melhorar o mundo.
Nas minhas andanças pelas salas de aula da vida, percebo muitos jovens de boa índole, cheios de caráter e com vontade de fazer o bem. Esses jovens, normalmente, são do tipo que conversa com os pais, que respeita regras (usa uniforme, chega no horário, entrega as atividades no prazo, traz o material, etc), que consegue expressar sua opinião com respeito, enfim, uma pessoa civilizada e educada. Tudo aquilo que a gente idealiza. E que nem é tão difícil de conseguir. Bastaria que os pais soubessem dar limites a seus filhos. Bastaria que as famílias conseguissem dizer não a alguns pedidos das crianças. Mas isso deve ser feito desde sempre.
Seguidamente converso com pais de adolescentes que dizem: "esse adolescente não tem ,limite...", mas ao longo da conversa a gente vai vendo que a culpa é dos pais. Eles que, ao longo da vida, não lhe deram limites. E, cá entre nós, se os pais não são capazes de educar uma criança, dificilmente eles conseguirão fazer algo de bom à vida do adolescente.
Toda vez que falo/escrevo sobre esse tema, os pais que tomam contato com minhas palavras pensam: "eu dou limites" ou "nós somos bons pais". Aí eu faço algumas perguntas e alguns pais se irritam, outros choram, outros me xingam...
Vamos fazer um teste rápido?
Quem tem filho adolescente responde mentalmente. Só não vale ficar brabo comigo, ok?
- Com quantos anos seu filho deu o primeiro beijo?
- Onde foi esse beijo?
- Com quem foi?
- Qual o nome da mãe do melhor amigo (ou da melhor amiga) de seu (sua) filho(a)?
- Qual a música predileta de seu filho?
- Qual conteúdo seu filho está aprendendo em cada disciplina do colégio?
- Quais os nomes dos professores de seu filho? (Se souber 3 nomes já vale)
- De quais redes sociais seu filho participa? (Essa é difícil, pois normalmente a gente ACHA que é só facebook, twitter, instagram e whatsapp)
- Qual o sonho do seu filho?
- Quando e onde foi o primeiro porre de seu filho? (Espero que não pensem: "meu filho não bebe", pois se pensar isso, a coisa já está perdida! É melhor saber quando e onde ele bebe, caso contrário ele vai continuar bebendo escondido e isso pode ir longe demais. Bebendo com os pais, o adolescente aprende que existe um limite para bebida.)
Se todos os pais respondessem corretamente a umas 5 dessas perguntas, o mundo seria melhor. Teríamos diálogo nas famílias. Teríamos uma juventude educada. Teríamos famílias fortes, unidas, cercadas de respeito. Essa educação é que a gente precisa. Não adianta (ou pouco adianta) esperar que o governo faça alguma coisa. Se cada um de nós fizesse sua parte, teríamos pessoas melhores. Com isso, teríamos menos drogados, um trânsito mais sadio, um sistema médico eficaz, menos corrupção, pois cada um desses problemas citados surge a partir do momento em que pessoas despreparadas começam a conviver em sociedade.
Estou dizendo que a culpa é dos pais? Sim! Alguém precisa dizer isso aos pais.
No meu post "Descobri que meu filho é drogado" (AQUI) a gente pode imaginar as consequências da falta de educação. E não estou aqui dizendo que a tarefa é fácil. Estou dizendo que a tarefa precisa ser feita.
Só isso.

2 comentários:

  1. Muito bom, Gus! Ideia muito pertinente pra reflexão da nossa realidade. Agora no carnaval vimos, na mídia, os inúmeros casos de pré-adolescentes bêbados e sendo carregados por policiais. Muito triste! Onde estão os pais dessas crianças? Parece até que já existe, ou estão criando, uma lei que vai estabelecer prisão pra quem vender bebida alcoólica pra menores. Enfim, precisamos refletir esse assunto. São os nossos jovens que estão nessa realidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos nos aproximar dos jovens. Na verdade são os jovens que precisam da gente por perto. Eles estão GRITANDO isso faz tempo, mas alguns pais ainda teimam em fazer de conta que não escutam.

    ResponderExcluir