sexta-feira, 23 de março de 2012

CMPA - 100 ANOS DE HISTÓRIA

O dia de ontem foi MUITO legal (apesar de um pequeno susto quase ter atrapalhado).
Fui ao Colégio Militar de Porto Alegre participar da formatura dos 100 anos da escola. Aquele lugar é muito bonito por natureza, mas ontem ele estava ainda mais bonito. Não sei, mas parece que a gente vai envelhecendo e ficando mais nostálgico. Pode até ser, mas o fato é que ontem a noite foi de fortes emoções.
Logo na entrada, o Tenente Daniel (hoje MAJOR Daniel) estava recepcionando os ex-alunos. Escolheram o cara certo! Ele foi meu professor de História. Um carioca super gente fina. Torcedor fanático do Vasco, ele sempre dizia: "meu filho pode escolher qualquer time para torcer, desde que seja o Vascão!". A gente chegava e recebia um crachá e um bóton dos 100 anos. (Na foto 01, abaixo, a medalha, o edital da medalha, o bóton e o crachá.)
Entrei, fui olhar a placa da minha turma (todas as vezes que vou lá faço isso) e saí para caminhar pelo colégio, matando a saudades das arcadas do "Velho Casarão", como é chamado carinhosamente o CMPA. Nessas andanças, encontrei o professor de Física (que não lembro o nome). Ele agora é responsável pelo laboratório. Conversei bastante com ele. Também encontrei o professor de Educação Física que treinava a seleção de vôlei do colégio. Também conversei um tempo com ele. Encontrei meu ex-professor de Português. Fiquei emocionado! Ele é de origem italiana, bem velhinho, já era um vovô quando dava aula pra mim. Disse pra ele que lembro de muitas coisas, inclusive lembro que em uma aula ele nos ensinou a escrever tchau em italiano: CIAU. Coisas que me marcaram! Vai entender...
Muita coisa mudou, muita gente saiu e muitos chegaram ao CMPA. Minha formatura foi dia 10 de dezembro de 1998. Lá se vão quase 14 anos... Muitos dos meus alunos sequer haviam nascido enquanto eu estudava lá.
Vi muitos professores, funcionários civis e militares que estão lá desde a minha época. Fiquei sabendo que o Tatu AINDA é barbeiro lá e continua contando as mesmas histórias pra gurizada!
Recebi meu exemplar da medalha comemorativa aos 100 anos (fotos 02 e 03abaixo) e me senti orgulhoso por ser uma das 100 pessoas que terão essa lembrança do CMPA.
Posso tranquilamente traduzir tudo o que senti ontem durante a solenidade em apenas uma palavra: FELICIDADE! E pra encerrar, deixo umas palavras que estão no hino do CMPA e que servem pra qualquer pessoa que sonha em ser alguém na vida:


Salve o Brasil, CMPA! 
Salve o Brasil, CMPA! 
No valor de nossos avós,
Salve o Brasil, CMPA!
Salve o Brasil, CMPA!
Na bravura dos seus heróis.



FOTO 01


FOTO 02

FOTO 03



Nenhum comentário:

Postar um comentário