sexta-feira, 30 de março de 2012

LIÇÃO DE VOO 07


Familiarizando-se com o Transmissor
Por padrão, todos os transmissores vendidos pela Garauco, ou então os que acompanham nossos modelos, são configurados em MODO 2 (EUA). Isto significa que o comando de acelerador e leme estão na alavanca esquerda, enquanto todos os comandos de deslocamento (cíclico) estão na alavanca direita.
Resumidamente, os movimentos esperados de cada alavanca em voo são:
Alavanca Esquerda
Movimentos Verticais: Aceleração
Cima: Aumenta a aceleração, o helicóptero sobe.
Baixo: Reduz a aceleração, o helicóptero desce.
Movimentos Horizontais: Leme
Esquerda: O nariz do helicóptero gira para esquerda.
Direita: O nariz do helicóptero gira para a direita.
Alavanca Direita
Movimentos Verticais: Profundor
Cima: O nariz do helicóptero desce, o modelo se move para frente.
Baixo: O nariz do helicóptero sobe, o modelo se move para trás.
Movimentos Horizontais: Aileron
Esquerda: O helicóptero se inclina para esquerda e se desloca para esquerda na horizontal.
Direita: O helicóptero se inclina para direita e se desloca para direita na horizontal.
Atenção: Note que os movimentos da alavanca direita são em relação ao helicóptero. Imagine-se sempre dentro do modelo, como se você estivesse sentado no interior do helicóptero. O que pode auxiliá-lo a aprender a dominar esses comandos é manter a cauda do modelo sempre apontando para você. Desta forma o que você fizer na alavanca direita irá refletir no sentido de deslocamento do modelo.
Nos helicópteros de 6ch+ há uma chave no canto superior direita do transmissor chamada de Flight Mode. Quando acionada em 1, esta chave trava a rotação do motor e converte a alavanca de aceleração em controle de passo. Isto permite o uso de passo negativo para que o helicóptero possa voar de ponta-cabeça, mas esteja certo de já dominar os 4 canais básicos de voo em voo normal antes de iniciar o uso dessa chave.
Porque? Pois em situação de risco se você baixar toda a alavanca do acelerador, ao invés de cortar o motor você estará acelerando o helicóptero em direção ao chão, o que pode ser catastrófico.
Nas lições que serão apresentadas a seguir estaremos introduzindo gradativamente novos movimentos que poderão ser realizados pelo seu modelo e novas funções que poderão ser utilizadas no seu rádio. Iremos começar com instruções e movimentos bastante básicos e aos poucos veremos manobras e técnicas de curvas mais sofisticadas.
Até a próxima lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário