sexta-feira, 16 de março de 2012

LIÇÃO DE VOO 05


Auto-Rotação
Em helicópteros 3D (passo variável) é possível trabalhar com uma técnica chamada auto-rotação. Ela poderá ser utilizada nos helicópteros que permitem as hélices girarem livremente sem acionamento do motor.
Assumindo que a bateria se esgote em grande altitude, devemos colocar o passo negativo o mais breve possível. Isto fará o helicóptero acelerar ainda mais em direção ao chão, no entanto também fará o rotor ganhar velocidade. Esta técnica também pode ser utilizada quando houver desligamento do motor em função de sobre-aquecimento.
As hélices girando irão agir como um pára-quedas, permitindo que você tenha controle sobre o helicóptero durante sua descida.
Quando o helicóptero estiver próximo ao chão, aplicamos novamente o passo positivo às hélices. Isto irá permitir converter a velocidade acumulada no rotor em empuxo, suavizando a queda e permitindo um pouso tranquilo.
Essa técnica requer experiência e domínio do piloto. Portanto sempre que perceber que seu helicóptero está começando a perder força, prepare-se para o pouso e substitua a bateria.
Até a próxima lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário