sexta-feira, 23 de março de 2012

LIÇÃO DE VOO 06


Sobre-Aquecimento
O desligamento do motor por Sobre-Aquecimento ocorre apenas com modelos elétricos para previnir danos em componentes como o motor e o controlador de velocidade (ESC - Electronic Speed Control).
Em geral ocorre apenas em situações específicas como:
Um dia muito quente;
Execução de acrobacias que exijam muita potência do motor;
Passo mal regulado das hélices principais;
Os dois últimos casos implicam no aumento significativo da corrente elétrica que circula pelo ESC e pelo Motor, por consequência aumentando de forma muito rápida a temperatura destes componentes.
Alguns modelos de ESC contam com sensores de temperatura interna que interrompem o fluxo de corrente elétrica quando certa temperatura é atingida. Isto serve de forma a previnir danos aos componentes elétricos do seu modelo.
Perceba que o ESC é o primeiro componente em contato com a bateria. Se ele queimar, não há como garantir o que irá ocorrer com os outros elementos eletrônicos do sistema. Pode haver o risco de curto-circuito, queimando o receptor e servos do modelo, o que pode ser extremamente perigoso.
Desta forma o desligamento do ESC previne a ocorrência de danos significativos, permitindo que você ainda tenha controle sobre o modelo para um pouso de emergência.
Até a próxima lição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário