sexta-feira, 4 de maio de 2012

LIÇÃO DE VOO 12


Local de voo
Para seus primeiros exercícios é importante escolher com cuidado seu local de treino.
Procure um lugar com o mínimo possível de ventos, como uma garagem fechada ou sua sala de estar. Não iremos voar ainda, apenas sentir e praticar os comandos mais básicos, qualquer vento irá tornar esta tarefa mais difícil.
Como estes são exercícios de solo, que serão executados no chão, queremos o mínimo de atrito entre o helicóptero e o piso. Também queremos o mínimo de obstáculos no chão.
O lugar ideal é um círculo com 2 metros de raio. Posicionado seu helicóptero no centro da área, tenha no mínimo 2 metros de distância em todas as direções de qualquer obstáculo.
O que é um obstáculo? Um tapete, um abajur, um poste, um buraco, uma pessoa transitando, seu animal de estimação... qualquer coisa que possa prejudicar seu treino ou tirar sua concentração.
Outra coisa importante: Como queremos o mínimo de atrito entre o helicóptero e o chão é importante escolher o tipo de piso em que vamos trabalhar. Quanto mais liso melhor. Exemplos: Pisos laminados, ladrilhos de cerâmica, pisos de granito polido, etc.
O kit treino ajudará a reduzir o atrito em pisos rugosos como o asfalto ou calçadas, porém será inútil nesse exercício em tapetes de pelo ou gramados.
Preste atenção que os skids possuem borrachas para permitir que o helicóptero não escorregue em pisos lisos.
Porém nós queremos que o helicóptero deslize no chão como manteiga em frigideira quente. Agora deu para entender sem ter dúvidas, correto? Legal!
Exercício
Posicione o helicóptero no centro da área de voo escolhida, mantenha-se posicionado atrás da cauda do helicóptero. O nariz do modelo deve estar apontando para o seu horizonte, lembre-se disto!
Se o nariz do modelo começar a virar para os lados, você facilmente perderá a referência dos comandos cíclicos (profundor e aileron), por isso nosso primeiro exercício será dominar o leme.
Neste exercício não vamos dar muita atenção para a trimagem do modelo, pois vamos trabalhar em uma zona de turbulência. A trimagem, que é a correção de tendências do helicóptero, deve ser realizada para garantir um voo estável e será o objetivo da próxima aula.
Até a próxima lição!

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