sexta-feira, 11 de maio de 2012

LIÇÃO DE VOO 13


Fase 1:
Primeiro vamos dominar a alavanca esquerda do transmissor. O movimento vertical é do motor enquanto o movimento horizontal é responsável pelo giro no próprio eixo do modelo (leme).
Acelere lentamente o helicóptero e fique atento ao instante em que ele começa a flutuar. Este é o instante em que o helicóptero está com "peso zero" e que você está na iminência de decolar.
Enquanto você acelera é normal que o helicóptero gire sobre seu próprio eixo, ou então corra em alguma direção.
Apenas quando o helicóptero estiver flutuando é que você terá total liberdade de comandos com o leme, profundor e aileron. Caso contrário você estará utilizando quase toda a alavanca de comando, observando o mínimo de movimento no helicóptero. Isto ocorre porque ainda há peso do helicóptero no chão, o que dificulta o movimento do modelo, nós queremos que todo o empuxo gerado pelo rotor esteja sustentando o modelo.
Atenção: Se você estiver "forçando" o comando, utilizando todo o curso da alavanca sem que o helicóptero esteja flutuando, no instante em que ele estiver na iminência da decolagem haverá um movimento brusco do modelo. Isto pode acarretar em um acidente, pricipalmente se o modelo se inclinar a ponto de bater as hélices no chão.
Com o helicóptero agora flutuando, corrija a posição da cauda e mantenha ela apontada para você. Lembre-se: O leme move o nariz do helicóptero. Puxar o leme para a esquerda fará o nariz do helicóptero virar para a esquerda e a cauda para a direita, visto de cima é o equivalente a um giro no sentido anti-horário.
Evite subir mais que 10cm do solo. Quanto mais perto do chão, melhor para a prática desses exercícios, pois não queremos acidentes. Menor a altitude, menor será a queda quando desligarmos o motor.
Não se incomode se o helicóptero correr em alguma direção. Esteja atento ao acelerador e ao aproximar-se de um obstáculo corte imediatamente o motor (baixe toda a alavanca do acelerador). Desta forma mesmo que as helices colidam com um obstáculo elas irão se retrair e desacelerar, minimizando danos. Então pegue o helicóptero e coloque-o novamente no centro da sua área de voo e recomece.
Até a próxima lição!

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