sexta-feira, 25 de maio de 2012

LIÇÃO DE VOO 15


Pousos e Decolagens - Praticando voos baixos
Hora de praticarmos voos baixos, em alturas de 50 a 150cm.
Para os exercícios apresentados a seguir queremos poder observar o helicóptero de cima. Um bom ponto de referência é mantê-lo na altura da sua cintura.
Atenção: Para esta lição é PROÍBIDO voar acima da sua cabeça. Visualizar o helicóptero por baixo pode alterar a sua referência de comandos e dificultar o aprendizado.
Para dominar esta aula é importante que primeiro tenha completado a anterior (Exercícios de Solo).
Você talvez demore um pouco mais de tempo praticando esses exercícios, mas eles serão de extrema importância. Tenha em mente que todo voo começa com a decolagem e termina com o pouso. Saiba também que toda decolagem e pouso exigem uma aproximação lenta e controlada, a qual chamamos de voo pairado. De nada adianta sermos pilotos fantásticos se não conseguirmos dominar o modelo nestas duas condições.
Nesta aula vamos praticar quatro pontos muito importantes:
Decolagem;
voo pairado;
Trimagem básica;
Pouso;
Informações do Exercício
Objetivo: Aprender trimagens básicas; Dominar a sensibilidade dos comandos em voo;
Requisitos: Lições anteriores; Recomendado o uso do kit treino (X);
Dificuldade: Moderado;
Transmissor: MODO 2 (Americano);
Tempo mínimo recomendado: 30 minutos (3 baterias);
Aprovação: Realizar três voos completos com o helicóptero no centro da área de voo, sem pousar.
Local de voo
Para praticar esta aula ainda recomendamos pisos lisos, pois vão facilitar a decolagem.
Queremos a mesma área de voo da lição anterior (pelo menos 2 metros de distância dos obstáculos para cada lado). Assumindo que você já conseguiu manter o helicóptero estável a 10cm do chão, será mais fácil mantê-lo estável no ar. Porém será preciso mais atenção para prever situações de risco com mais antecipação.
Se você estiver trabalhando com helicópteros de passo variável já pode optar por locais abertos, mas saiba que o vento será um grande fator dificultador. Se puder continuar praticando em sua garagem ou sala de estar, melhor.
Gramados irão dificultar a decolagem, pois é comum que os skids enrosquem na grama dando uma falsa sensação de estabilidade na primeira fase da decolagem. Recomendamos que primeiro aprenda a decolar em pisos lisos, pois isto permite que o helicóptero "corra" antes de ganhar altitude, o que facilita recuperar a estabilidade do modelo.
Exercício:
A primeira coisa que você deve saber é: Não existe decolagem perfeitamente vertical. O helicóptero vai sempre correr em alguma direção e cabe a você mantê-lo estável.
Faça uma leitura atenta de todo o exercício antes de começar, pois ele vai exigir o domínio simultâneo das 4 fases.
Fase 1: Decolagem
Estou assumindo que você já passou por todas as lições anteriores, pois isso é um pré-requisito para esta aula.
A primeira fase da decolagem consiste em mantermos o helicóptero estável durante a fase de aceleração. Siga os mesmos procedimentos da lição anterior, acelere o modelo lentamente até que ele comece a flutuar em solo, então comece a aplicar movimentos suaves nas alavancas para estabilizar o modelo.
Uma vez estabilizado o modelo, tal como na lição anterior, aumente lentamente a aceleração para que o modelo ganhe altitude. Quando estiver com o modelo no nível da sua cintura, reduza um pouco o motor para manter a altitude.
A diferença entre um piloto experiente e um iniciante está na velocidade com que ele decola. Um piloto experiente será capaz de decolar em poucos segundos e então estabilizar o modelo no ar. Um piloto iniciante terá mais facilidade em primeiro estabilizar o modelo próximo ao chão e então aumentar a aceleração para ganhar altitude, por isso um piso liso irá facilitar o aprendizado.
Fase 2: Voo Pairado
O Voo Pairado não é nada mais que manter o helicóptero estável como na lição anterior, porém em uma altura de pelo menos 50cm.
Quando estamos longe do solo o helicóptero já está fora da zona de turbulência, isto torna o modelo mais manso. Um voo pairado consiste em movimentos lentos e suaves, além de manter a referência da cauda durante 100% do voo. Durante esta aula quero que você mantenha sempre o nariz do helicóptero apontanto para o seu horizonte. A cauda deverá estar sempre voltada para você. Se você perder o controle ou a referência da cauda, pouse imediatamente e recomece do centro.
Lembre da manteiga do exercício anterior e pratique movimentos curtos por longos períodos de tempo. Quando estamos mais longe do chão é comum que o helicóptero acelere com mais facilidade em movimentos horizontais (alavanca direita - comandos cíclicos), por isto é importante ter total atenção ao voo para assim prever situações de risco onde poderá haver colisão/acidente. Como estamos longe do chão o helicóptero manterá a tragetória horizontal até que pouse.
Caso perca a referência da cauda ou então esteja em uma situação de risco, corte imediatamente o motor e deixe o helicóptero pousar sozinho. Os danos serão mínimos se você deixar o helicóptero fazer um pouso-forçado desacelerado, mesmo que haja uma colisão.
Lembre-se que para este exercício é recomendável manter o helicóptero na altura da sua cintura, assim você terá um bom ângulo de vista superior. É extremamente proíbido voar mais alto que o nível da sua cabeça.
Não tente pular etapas, lentamente iremos praticar novas técnicas de voo e ganharemos mais altitude.
Fase 3: Trimagem básica
Durante o voo pairado, longe da zona de turbulência, você poderá observar algumas tendências do helicóptero. Se estiver voando em local aberto, não confunda as tendências do modelo com a influência do vento. Um lugar fechado e protegido do vento tornará o aprendizado mais fácil.
Para entender o que é uma tendência, imagine você dirigindo seu carro em uma estrada em linha reta. Por algum motivo de mal alinhamento seu carro fica sempre puxando para esquerda e portanto você precisa sempre segurar o volante um pouco para a direita. Para que você não precise ficar segurando o comando, existem os trims no controle.
Os trims vão permitir que o transmissor faça a correção "sozinho" de qualquer movimento indesejado. Para entender o funcionamento de um trim, imagine uma barra de aço que está apoiada em seu centro. Nós queremos que ela fique perfeitamente na horizontal, mas por algum motivo qualquer a ponta esquerda está mais baixa que a direita. Para nivelá-la, vamos precisar adicionar um peso na ponta direita da barra. Para complicar ainda mais, nós não sabemos de quantos quilogramas vamos precisar e temos apenas um peso de 1kg.
Se colocarmos o peso de 1kg na ponta direita da barra, ela irá cai, pois o peso é muito grande. Se colocarmos o peso no centro da barra, nada irá mudar. Então aos poucos, vamos afastando o peso do centro da barra para a direita, até encontrarmos o ponto onde a barra fique nivelada.
O trim funciona da mesma forma, porque ele tem um limite de curso. Se o movimento da alavanca representa um movimento de 0 a 100% no servo, o trim representa algo de +5%. É algo bem pequeno se comparado ao curso total do servo e é utilizado para um ajuste fino, tal como nosso peso de 1kg.
Quanto maior o desvio que o helicóptero estiver tendo em uma direção (por exemplo, para a esquerda), mais afastado do centro vamos deslocar o trim para a direção oposta (direita).
Enquanto estiver aprendendo a pilotar o modelo, você terá dificuldades em fazer o ajuste em tempo-real. Recomendo que ao observar que o helicóptero puxa para um lado, pouse o modelo, corrija o trim levemente no sentido oposto e então decole novamente. Repita o procedimento até encontrar um ponto de equilíbrio satisfatório.
Nota: O helicóptero jamais vai ficar parado sozinho no ar. Esta lição serve para você aprender a fazer o voo pairado e então manter o helicóptero estável. A trimagem servirá apenas para eliminar qualquer desvio excessivo do modelo, pois não é nosso objetivo "brigar" com helicóptero para que ele fique estável. Para entender o que é uma boa trimagem, leia o "Trimando o Helicóptero", ela apresenta toda a teoria necessária para entender quais são os movimentos esperados do seu modelo.
Porém existe o risco que o curso do trim não seja suficiente para corrigir o desvio do modelo. Lembra da nossa barra de aço? Seria o mesmo caso de o peso de 1kg ser insuficiente para corrigir o nível da barra, mesmo que colocado na ponta direita dela. Então temos um problema de alinhamento no nível da bailarina do helicóptero, ou então na mixagem/curso do leme. Desta forma será necessário realizar um ajuste mecânico no modelo, alterando o comprimento de bielas ou então do valor dos potenciômetros.
No entanto se tratando que você ainda é um iniciante, prefiro não apresentar informações genéricas de como realizar esses ajustes agora. Caso tenha um problema no tipo, entre em contato com a nossa equipe de atendimento e informe qual é o seu modelo, assim podemos passar instruções específicas para o seu caso em particular, havendo menos risco de erro.
Até a próxima lição!

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