sexta-feira, 18 de maio de 2012

LIÇÃO DE VOO 14


Fase 2:
Uma vez que você esteja dominando a cauda, é hora de tentarmos dominar o modelo.
Neste exercício você vai tentar "adestrar" seu helicóptero, pois ele tentará correr para qualquer direção e será sua tarefa mantê-lo estável. Tente manter o helicóptero no centro da sua área de voo. Não se esqueça de manter fixa a posição cauda e ao mesmo tempo comece a trabalhar com a alavanca direita do controle.
Lembre-se que os movimentos da alavanca são sempre em relação ao helicóptero, por isso manter a cauda apontada para você tornará mais fácil dominar os comandos.
Mantendo a referência da cauda, empurrar a alavanca direita para frente fará o helicóptero se afastar de você. Puxá-la fará o helicóptero se aproximar de você. Mover a alavanca para a esquerda fará o helicóptero deslocar-se de lado para a esquerda, enquanto movê-la para direita levará o helicóptero para direita.
A segunda fase do exercício consiste em manter o helicóptero no centro da área.
Esta será uma tarefa um pouco difícil, pois como você está próximo ao chão, você está em uma zona de turbulência. Será relativamente difícil manter o helicóptero perfeitamente estável no ar, o importante é tentar mantê-lo a 10cm do solo e próximo da região central da sua área de voo. Será ainda mais difícil se você estiver em um local com ventos, mesmo que leves.
Portanto busque manter o helicóptero flutuando, no máximo a 10cm do solo. Evite deixar ele correr para fora do centro.
Você irá perceber que quanto mais suave forem seus movimentos, mais fácil será manter o helicóptero estável. Seja um cirurgião, tenha dedos precisos, faça movimentos curtos de poucos milímetros.
Lembra-se da manteiga na frigideira quente? Pois então, se inclinarmos demais a panela a manteiga irá acelerar em direção as bordas e novamente teremos que inclinar muito a frigideira para evitar que a manteiga caia para o lado de fora.
Se fizermos movimentos suaves por um período maior de tempo, a manteiga (e o helicóptero) irá se mover mais lentamente e será mais fácil posicionarmos ela onde desejamos.
Lembre-se:
Na iminência de um acidente, na perda de concentração, ou na perda de referência da cauda, corte imediatamente o motor e pouse o helicóptero. Posicione-o novamente no centro da área e recomece.
Não se incomode com pequenas quedas, por isso não voe mais alto que 10cm do chão.
Evite movimentos bruscos ou muito longos na alavanca, eles irão acelerar o helicóptero e dificultarão estabilizá-lo. Lembre da manteiga.
Jamais deixe as hélices do helicóptero colidir com o chão ou um obstáculo enquanto o motor estiver acelerado. Isto poderá danificar as hélices, componentes do rotor, e inclusive queimar componentes elétricos. Sempre desacelere o modelo numa situação de risco, é melhor deixá-lo colidir com o motor desligado do que tentar corrigir o erro sem ter experiência de voo.
Havendo colisão das hélices ou uma queda muito grande, revise o modelo completamente. É importante ter certeza de que ele está funcionando corretamente. Desconfie de qualquer barulho estranho ou trepidação. Em caso de dúvidas ou suspeitas, entre em contato com nossa equipe de atendimento, estamos prontos para ajudá-lo!
Você conseguiu fazer três voos completos com o helicóptero no centro de sua área?
SIM! Siga para a próxima lição. Hora de fazer voos baixos e dominar técnicas de decolagem!
Não... Continue praticando, não tenha pressa... Se tem dúvidas poste suas perguntas na área de comentários abaixo, nós acompanhamos todas as mensagens.
Até a próxima lição!

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