terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

21ª. AUTO-SUFICIÊNCIA.
Nenhum cursinho ou professor particular atua de maneira decisiva no desempenho do aluno no vestibular, nem substitui, de forma alguma, a garra e a vontade de vencer.
Ao estudar sozinho, o candidato às vezes perde longas horas tentando resolver as questões mais cabeludas, dá um trabalhão danado, mas aprende para valer e nunca mais esquece. O que faz a diferença mesmo é “enfiar a cara no livro”, enfim, virar-se por conta própria. A auto-suficiência contribui para beneficiar o amor próprio, o que estimula o aluno a levar adiante suas inúmeras tarefas escolares. Ele passa a confiar no próprio taco, e por isso suporta qualquer adversidade nas provas, encara tudo com otimismo e peito aberto.
22ª. BANHEIRO.
Antes de entrar para uma prova, jamais se esqueça de fazer suas necessidades fisiológicas. Deixe seu cérebro cuidar apenas das questões que o vestibular lhe trouxer.
23ª. BANHO.
Tomar um banho morno antes da prova, finalizando com uma ducha fria pode ajudar muito. Mas é preciso não absorver o choque térmico. Grite bem alto quando o corpo receber água fria.
24ª. BEBIDAS ENERGÉTICAS.
Muitos candidatos, na busca de garantir mais tempo para os estudos, tomam bebidas energéticas, muito usadas hoje em dia. O uso frequente desses produtos pode levar à dependência e até a problemas cardíacos – como a taquicardia, por exemplo – além de gerar efeito depressivo. Muitas dessas bebidas energéticas contêm alta dosagem de cafeína e, algumas, até álcool. Outras misturas, como coca-cola com café e pó de guaraná com acerola prejudicam o sono e afetam a memória e a capacidade de concentração. Portanto, não entre nessa onda!
25ª. BIBLIOTECA.
Vá às bibliotecas com frequência para pesquisar e aumentar seus conhecimentos.
26ª. BIOLOGIA.
Estude questões básicas: estrutura e função dos componentes celulares; divisão celular; leis de Mendel; genética dos grupos sanguíneos; processos de digestão, respiração, circulação e excreção; regulação hormonal e nervosa; fisiologia vegetal; efeitos dos principais poluentes, etc. 
27ª. BRANCO.
Cuidado! Administre o branco, não fique desesperado. Às vezes, um aluno mediano, de cabeça-fria, se sai melhor nos vestibulares em função de sua calma. Na hora da prova, a pessoa com excesso de ansiedade pode apresentar sintomas como taquicardia, distúrbios gastrointestinais, transpiração em demasia (sudorese), entre outros.
O que fazer na hora do branco? Feche os olhos e imagine que você entregou a prova e está saindo da sala. Sim! Passe para seu cérebro a seguinte mensagem: “terminei a prova... pode relaxar...”
28ª. CADEIRAS.
Escolha cadeiras confortáveis, que, depois de horas de estudo, não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas. Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas posturais. Nunca estude deitado, para não cair no sono.
29ª. CÁLCULOS.
Além da interpretação cuidadosa dos enunciados das questões, os vestibulandos devem redobrar a atenção nos cálculos. Qualquer descuido será fatal.
30ª. CALIGRAFIA.
As anotações bem feitas serão de grande valia na hora de estudar em casa.
A boa letra dos textos nos cadernos, nas aulas de Redação e nas provas dissertativas contribui para o sucesso do estudante.
A letra legível nas provas e redações (não precisa ser redondinha, pedagógica) contribui para que o avaliador entenda o pensamento e as respostas do aluno.
31ª. CALMA.
Não dá para estudar tudo de uma só vez!
Mantenha-se calmo, pois só assim terá condições de se concentrar e de fazer uma boa prova.
Vá com calma. Lembre-se de que relaxar é importante e não deve ficar fora de sua programação!
Reservar um pouco de tempo para o esporte, o lazer, a diversão e a vida social também é fundamental. 
32ª. CANETA, LÁPIS.
Não desafine na hora da prova! Caneta ou lápis na mão, deslizando pela questão. É uma dica que dá até rima de samba.
Mas é bom ficar ligado nas perguntas, nos textos e nos temas das redações. Sublinhar os pontos importantes é uma boa maneira de identificar o que realmente se pede. Deixe de lado o que não interessa na compreensão do enunciado e fique atento para verbos como “cite”, “explique”, “justifique”, que direcionam sua resposta. Não responder o que o exame está pedindo é meio caminho andado para o samba desandar.
33ª. CANSAÇO.
O cansaço deve ser respeitado. Não lute contra ele. Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando estiver muito cansado, deite e durma. No dia seguinte, ou mesmo depois de algumas horas, acordará com mais disposição, com certeza! 
34ª. CARREIRA. PROFISSÃO.
É muito importante escolher algo de que se vá gostar.
O fator "grana" também pesa bastante na escolha da profissão.
Não se engane: não há carreira que garanta prosperidade financeira.
Fale com amigos, familiares, professores, profissionais da área. Com essa "bagagem", terá condições de tomar uma decisão mais tranquila e com maiores chances de acerto.
O mercado e as perspectivas de um futuro crescimento também têm que ser levados em conta. Muitas carreiras têm grande oferta de profissionais e fraca demanda de vagas, provocando altos índices de desemprego.
Escolher uma carreira não é uma tarefa fácil. A tomada de decisão é sempre cercada de dúvidas, emoções e influências. Nessa hora, é preciso pesar cada opinião, desejo e vocação para fazer a escolha certa. Nunca desconsidere as pressões familiares, que são inevitáveis. Afinal, seguir a profissão do pai e manter a tradição familiar ou ser o "primeiro médico na família" é o sonho de muitos lares. Nada de errado nisso, desde que respeitem suas convicções e que não o levem a perder de vista seus planos.
35ª. CAUSAS DO FRACASSO NO VESTIBULAR.
Falta de concentração. Estudar, comer, beber e ouvir música, ao mesmo tempo, é impossível.
Falta de sensibilidade e determinação. Estudar não é fácil, exige pique, paciência e muita vontade. 
Falta de disciplina e horário de estudo. É o caso do aluno que se porta como se fosse milionário, ou seja, somente estuda quando está a fim!
Falta de preparação conscienciosa e diária para as provas. Trata-se do estudante turista, que só estuda nos dias que antecedem os exames.
Indecisão quanto ao futuro profissional. O candidato que presta vestibular para várias carreiras diferentes e faz as provas com displicência tem grandes chances de fracassar.
Falta de atenção às aulas. Prestar atenção é melhor do que ficar distraído, pois, além de proporcionar aprendizagem efetiva, dá a sensação de que a aula passa mais depressa.
36ª. SEM CHOCOLATE.
A uva passa pode trazer energia mais rapidamente e de forma mais saudável. 
Contrariando a velha crença, a verdade é que o chocolate não é sinônimo de energia. Demora para ser digerido por ter em sua composição maior quantidade de gordura do que de carboidratos.
37ª. COLEGAS.
Fuja dos “turistas” ou “parasitas”. Escolha um bom ambiente de estudo.
Uma turma de alunos que dá mais valor a festas do que a aulas sérias torna qualquer trabalho profissional um sacrifício, tanto para os professores quanto para os colegas.
38ª. COMPETIÇÃO.
Ame ao seu próximo como a si mesmo mas sem deixar de lembrar que, no dia do vestibular, competirá com ele. Ninguém precisa rejeitar os amigos nem adotar um comportamento agressivo, mas é necessário ser um pouco competitivo no momento da prova para buscar o melhor desempenho possível.
39ª. COMPREENSÃO.
Peça a compreensão de seus pais, irmãos, amigos, namorada ou namorado. Explique-lhes que tem de reduzir os contatos sociais para ler mais e poupar-se para o vestibular.
40ª. CONCENTRAÇÃO.
Tente ficar só consigo mesmo.
Praticar pacientemente contribui para o desenvolvimento de sua capacidade de concentração.
Quando estiver estudando, leia com o objetivo de entender, reter e lembrar. Releia os pontos principais do assunto e depois escreva-os. Volte ao texto, confira os erros e as omissões. Mas não se esqueça: pratique a concentração em tudo o que fizer na vida. 
Se sua atenção estiver num ritmo lento, descubra o motivo e o elimine imediatamente. A fome pode ser uma das razões, como também a ansiedade, a depressão e a tensão. Caso o problema seja de difícil solução, não pense duas vezes: procure ajuda. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário