quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

101ª. INÍCIO DO ESTUDO.
Não invente desculpas nem compromissos: sempre sobra um tempinho.
Faça um planejamento criterioso, antes de começar a estudar de qualquer maneira.
Lembre-se: só entra na faculdade aquele aluno que vem se preparando há um bom tempo. Em outras palavras: quem estudar na véspera, não passará!
Não adianta estudar para o vestibular da mesma forma que estudava para o colégio, às véspera da prova! As questões do vestibular envolvem raciocínio e amplo conhecimento do assunto.
Seja franco com você mesmo e escreva no papel quais as matérias em que esteja mais fraco. Faça um traço forte debaixo das disciplinas mais críticas. Priorize-as. Organize-se de forma a estudar algumas horas por dia. Por mais tedioso e desgastante que pareça, esforce-se!
102ª. INTERCÂMBIO.
O intercâmbio com outro país é a melhor opção para aprender um novo idioma. As empresas especializadas oferecem serviço para quase todas as idades nas mais diversas áreas. É possível escolher a cidade, o programa ou a escola na qual deseja estudar.
Trocar idéias com os colegas também pode ser uma boa opção, pois sempre um acaba ajudando o outro e assim todos crescem.
Para maiores informações, visite os sites: http://www.yazigi.com.br http://www.ciee.org  http://www.stb.com.br
103ª. INTERESSE.
A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE. Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe! Torna-se esforço cansativo e inútil.
104ª. INTERNET.
O estudo pela Internet é rápido, eficiente e o material didático está sempre atualizado.
Use a internet em seus estudos. Realize pesquisas que possam servir como entretenimento e instrumento de aprendizagem. Mas atenção: sempre que possível, peça orientação ao seu professor. Nem tudo que achamos na rede é confiável.
105ª. INTERRUPÇÃO.
Ao interromper o estudo, deixe um sinal específico para retomar a aprendizagem exatamente de onde parou. Nada de esforços ou perda de tempo inúteis.
106ª. INTUIÇÃO.
Existe uma força especial dentro de cada um de nós, que nos foi dada por Deus: a nossa intuição. Ela funciona como um radar que nos guia em meio a uma nebulosidade. Intuir é decidir quando a racionalidade falha.
Certas questões de Literatura e de História são bastante enevoadas e, para acertá-las, precisamos apelar para nossa intuição, sediada no hemisfério direito do cérebro.
Se tentarmos usar o raciocínio convencional lógico-matemático, erraremos feio essas questões intuitivas. O entendimento de textos é uma atividade nitidamente intuitiva e pouco racional.
107ª. JORNAIS, REVISTAS.
Cultive o lazer útil.
O hábito da leitura é fundamental para o candidato sair-se bem na prova de redação.
As provas de História e Geografia, quase sempre, baseiam-se em fatos que estiveram no noticiário — alguns vestibulares têm provas de atualidades.
Em vez de assistir à programação televisiva de baixo nível dos canais comerciais, leia — se possível, diariamente — jornais e revistas sérios, de alto conteúdo informativo.
108ª. LAZER.
Divirta-se.
Reserve todos os dias um tempo para o prazer.
Vá ao cinema esporadicamente, leia, cuide dos seus afazeres, passeie com o cachorro, etc.
O riso e a distração, por exemplo, são importantes meios de prevenção contra o estresse.
109ª. LEITURA.
Para melhorar a leitura, devemos evitar a vocalização, que é o seguinte: quando lemos, tendemos a vibrar as cordas vocais, como se estivéssemos lendo em voz alta. Isso é um cacoete herdado da época do primário, quando a professora nos mandava ler para que todos nos ouvissem. Agora, não precisamos mais vocalizar. Portanto, leia apenas com o cérebro, sem vibrar as cordas vocais. Policie-se no começo e conscientize-se de que, para ler, não precisa ativar a garganta. Faça de conta que ela não existe, que é mudo.
110ª. LIMITE.
Não queira se transformar em um super-herói. Identifique seus limites. No caso de cansaço, não tente buscar refúgio ou força para continuar. Pode ser uma tremenda furada!
Não ultrapasse os limites do seu corpo. Quando estiver cansado, deite e durma. No dia seguinte ou mesmo depois de algumas horas de descanso, acordará com mais disposição, certamente!
Vestibular é vida e não o contrário dela. A idéia é descobrir o tempo ideal de estudo, em lugar de estudar horas a fio ou sacrificar o sono sem conseguir se concentrar.
Uma sugestão é revisar a matéria fazendo resumos dos conteúdos e resolvendo provas de vestibulares passados.
111ª. LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Estudar outro idioma requer interesse e dedicação.
Além de estudar os pontos básicos, o aluno deve ler muito.
Para a prova de língua estrangeira, enriqueça seu vocabulário.
Provas baseadas em pequenos textos aumentam a necessidade de se conhecer as palavras para uma correta interpretação.
Seja em inglês, espanhol ou francês, os concursos exigem muita leitura e vocabulário, mas conhecer a gramática é indispensável.
Os candidatos devem pegar firme nos estudos desde o nível básico. Somente assim obterão êxito nas provas de língua estrangeira.
Há um grande número de revistas importadas sobre os mais variados temas. Com um bom dicionário do lado e muita disposição, não há como desafinar na prova.
112ª. LÍNGUA PORTUGUESA.
Na segunda fase, a prova de Língua Portuguesa dá espaço privilegiado para o texto, que serve de referência para quase todas as questões.
Nunca é demais insistir no fato de que, numa prova escrita, avalia-se não apenas o conteúdo da resposta, mas também o modo de redigi-la.
A banca de professores, que prepara as provas do vestibular, costuma colocar nos exames de Língua Portuguesa trechos de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha (1866-1909).
113ª. LÍQUIDO.
Tome bastante líquido para hidratar o corpo, mantendo o volume dos vasos e facilitando os fluxos. Mas tome-o vagarosamente: é um bom exercício para diminuir a ansiedade.
Pode abusar de líquidos não alcoólicos, principalmente da água (um copo a cada duas horas), para evitar problemas de desidratação. Nas refeições, tome um suco de fruta ou água-de-coco.
114ª. LITERATURA BRASILEIRA.
As provas de Literatura Brasileira nos vestibulares em geral costumam abordar muito o Romantismo. Dessa fase, é fundamental a leitura dos livros de José de Alencar (“Iracema”, “O Guarani”), Bernardo Guimarães (“A Escrava Isaura”) e, também, das obras dos poetas Álvares de Azevedo, Castro Alves e Casemiro de Abreu.
115ª. LIVROS OBRIGATÓRIOS.
Leia os livros obrigatórios. Uma boa indicação é também ler os resumos. Existem, no mercado, alguns livros-resumo que contêm uma boa análise de cada um dos livros obrigatórios. Dois autores recomendados são Geraldo Chacon e Célia Passoni.
116ª. LOCAL DAS PROVAS.
Quando for divulgado o local da prova, vá conhecê-lo. Verifique o trajeto, o tempo gasto, as linhas de ônibus ou locais de estacionamento. Não corra o risco de um atraso no dia do exame.
117ª. LOCAL DE ESTUDO.
Não estude deitado, porque vai cair no sono.
Evite lugares onde o barulho ou o movimento possam causar distrações.
Ficar deitado ou recostado na cama pode causar sérios problemas posturais.
Deixe todo o material necessário à mão, para evitar interrupções desnecessárias. 
Escolha um local tranqüilo, arejado e iluminado. Quando o calor estiver incomodando, ligue o ventilador ou o ar-condicionado.
Escolha, também, mesa e cadeira confortáveis, que não causem dores na coluna, nos braços e nas pernas, depois de horas de estudos.
118ª. MÃES.
Há uma forte correlação entre o nível intelectual da mãe e o ingresso de seus filhos nos vestibulares mais disputados.
Que Deus abençoe as supermães do nosso lindo e vasto Brasil, pois elas respondem pelo sucesso de seus rebentos nos vestibulares mais apertados e ferrosos.
Está cientificamente provado que as mães têm uma participação decisiva e efetiva nas realizações e conquistas de seus filhos. Suas ações e valores existenciais forjam parte considerável do caráter deles.
119ª. MANTENHA VIVA A CHAMA.
Jamais perca o foco do seu objetivo principal, que é o de ser aprovado no vestibular com o qual tanto sonhou.
Não assista às aulas apenas como se fosse mais um compromisso de rotina. Ao contrário, vibre com tudo o que aprender e ocupe prazerosamente o tempo livre para estudar cada vez mais.
120ª. MARCAR.
Elabore comentários escritos, a título de interpretação de temas, quando couber. Não deixe acumular matérias e procure esclarecer de imediato suas dúvidas.
Faça uso de vários recursos de aprendizagem e fixação, tais como: grifar ou marcar expressões, frases ou trechos, anotar e fazer chamadas à margem do texto.

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