quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

41ª. CONTEÚDO.
Não acumule assunto.
É fundamental estudar todo o conteúdo do programa para evitar surpresas.
42ª. CORPO.
Associe o ato de estudar ao prazer.
Lembre-se de que vestibular não é só cérebro.
Utilize o corpo como instrumento da aprendizagem.
Todo o corpo está engajado na conquista. Mantenha-o confortável.
Grife, sublinhe, coloque sinais nas margens das apostilas e dos livros.
Mexa-se, faça alguns alongamentos, cuide da postura durante o período de estudo.
Num quadro ou em cartazes, reproduza a matéria como se estivesse dando uma aula.
Aprendemos melhor quando usamos todos os órgãos dos nossos sentidos. Levante-se e leia em voz alta.
Participe de atividades práticas, vivendo a experiência nos laboratórios, museus ou navegando pela Internet.
43ª. CORPO SÃO, MENTE SÃ.
A prática de esportes é fundamental.
Não use estimulantes ou drogas para mantê-lo alerta.
Exercício físico, repouso e diversão são fatores que mantêm a mente alerta e saudável.
44ª. CORREÇÃO DA REDAÇÃO.
O principal aspecto a ser considerado é o tema proposto. Se você se afastar do tema solicitado, perderá alguns pontos nesse item. Se fugir totalmente dele, terá sua redação anulada, mesmo se tiver escrito um texto brilhante. 
45ª. CORRETOR.
Mantenha a lógica: é muito comum, em provas dissertativas de Matemática, Física e Química, o aluno provocar um estresse no corretor, deixando-o louco devido às inúmeras flechas, rabiscos, contas, colocação errada de sinais, expressões que surgem do nada, equações que caem do céu, entre outras coisas. Então, tenha cuidado com a colocação correta dos sinais. Exemplo: numa equação podemos ter um aluno que escreva: x+2=1=x=1-2=x=-1. Entendeu? Imagine o corretor, o que não sofre! O correto seria: x + 2 = 1 = > x = 1 - 2 = > x = -1. Essa flecha (=>) significa implica.
46ª. CORRIDA.
Leia atentamente os enunciados para interpretá-los de maneira correta e responder às questões com precisão.
Utilize todo o tempo disponível para resolver a prova sem atropelos, pois não se trata de teste de velocidade e você não está disputando nenhuma olimpíada.
47ª. CULTURA GERAL.
Não seja o último a saber das coisas!
Engana-se quem acredita que apenas os livros são suficientes para se dar bem no vestibular.
A criatividade e o raciocínio são estimulados pelo informal, que, de quebra, também acaba dando uma força em assuntos como Literatura, Redação e Atualidades.
No mercado de trabalho atual, o profissional não pode descuidar da formação geral, que lhe dará agilidade de atualização constante. A cultura geral abre os horizontes do técnico, do cientista, do pesquisador.
Leia muito sobre temas da atualidade e converse sempre com amigos e familiares. Vale a pena estar em sintonia com pontos de vista diferentes para ampliar o conhecimento e enriquecer sua argumentação.
As pessoas precisam conhecer cinema, literatura, música e outra língua estrangeira e nunca desprezar uma oportunidade de atualização e aprendizagem. Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio da língua materna é imprescindível.
Ler jornais, ver bons filmes, navegar na Internet, enfim, enriquecer e diversificar sua cultura pode ajudá-lo até na hora da temida redação e o manterá atualizado. Nesse mundo globalizado, tanto a formação quanto a informação são moedas de peso incalculáveis. Por isso, corra atrás dos noticiários, das revistas e de tudo aquilo que possa ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo.
Ilude-se aquele que diz: “Serei engenheiro, para que me serve o português?” Ele convive com pessoas que falam a mesma língua, portanto falar corretamente é um bom “marketing”. Além disso, o engenheiro poderá ser um dirigente de empresa, logo não deve ficar refém dos conhecimentos lingüísticos de sua secretária. Como chefe, precisa conhecer o português culto melhor do que ela.
48ª. CURSINHO.
Os cursinhos são bons para estimular quem tem pouca base e para sistematizar o estudo daqueles que não conseguem desenvolver o hábito de estudar sozinhos em casa.
Para quem vai fazer cursinho, o ideal é programar mais duas horas por dia de estudos. Não adianta apenas freqüentar as aulas. Faça seriamente todos os simulados. Sente-se nas primeiras cadeiras da sala para ter o melhor aproveitamento possível das aulas.
49ª. CURSO.
Lembre-se de que a escolha de um bom curso será fator decisivo para seu sucesso profissional.
Conheça o curso que pretende fazer. Uma decisão equilibrada é fundamental para que não perca o rumo na hora de estudar.
Consulte a lista dos melhores cursos no Brasil. Revistas como Playboy, Guia dos Estudantes e o site do Ministério da Educação divulgam as melhores universidades e cursos.
50ª. DECOREBA.
A maneira ideal de se guardar um conceito é por meio do entendimento e não de decorebas.
Tenha o costume de anotar as observações dos professores durante as aulas, faça resumos, marque com canetas coloridas o que mais lhe chamar a atenção. As informações são retidas em nossa memória em 18% quando ouvimos, e podem chegar a 90% quando escrevemos. Portanto, não decore, aprenda. Só assim será capaz de manipular seu conhecimento com criatividade. A tendência dos principais vestibulares é a de privilegiar o raciocínio, não a capacidade de memorização.
51ª. DEPOIS DA PROVA.
Não conte nos dedos os dias que faltam para sair o resultado.
Relaxe, pois seu excesso de expectativa pode se tornar uma decepção muito grande se não passar.
Também não fique contando ponto por ponto, para saber o total que conseguiu. Apenas confira cada questão e espere o resultado.
Se for reprovado, não se desespere, porque muitas outras chances surgirão em sua vida. Estude mais para o próximo vestibular que, com certeza, obterá êxito.
52ª. DEPRESSÃO.
A depressão é uma conseqüência freqüente em situações de pressão intensa.
Os exercícios físicos aumentam as substâncias químicas cerebrais geradoras de bem-estar e irão ajudá-lo a sentir-se muito melhor.
Os deprimidos precisam de motivação, palavras amigas, carinho, compreensão, medicamentos adequados e ajuda — às vezes até de Deus.
53ª. DESCANSO.
Após o almoço, descanse ou durma durante um período de 30 a 60 minutos. Lembre-se de que bons resultados são conseguidos com 10% de inspiração, mas, principalmente, com 90% de transpiração, ou seja, trabalho e muita perseverança.
O sono tem grande importância na fixação dos conhecimentos. Você pode estudar o dia inteiro, mas seu esforço terá sido em vão se, em seguida, não tiver uma boa noite de sono. Enquanto dormimos o cérebro fixa o que foi aprendido durante o dia.
Ninguém é de ferro ou absoluto a ponto de dispensar um tempinho de lazer. Descanse sempre depois de um longo período debruçado sobre livros e apostilas. Outro ponto importante para garantir o equilíbrio do vestibulando durante as provas é o descanso do corpo, com uma boa noite de sono, de seis horas no mínimo.
54ª. DESCONFORTO.
Evite tudo aquilo que causa desconforto, como, por exemplo, estudar com fome. Ansiedade e depressão? Tente deixá-las de lado, para que tenha um rendimento máximo na hora dos estudos. 
55ª. DESESPERO.
A prova do vestibular é o término de um processo.
O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo dos Ensinos Fundamental e Médio.
O melhor momento para aprender é a explicação em aula, seja em colégios ou em cursinhos, à qual o aluno deve prestar o máximo de atenção.
Jamais estude em última hora o que não aprendeu o ano todo. Ninguém consegue assimilar assuntos extensos momentos antes de uma prova, e o estudo precipitado pode confundir aquilo que foi realmente aprendido.
56ª. DESINTERESSE.
As seguintes frases são típicas de aluno preguiçoso e desinteressado: “Não sei fazer, sou burro; nada entendi; essa matéria é muito difícil; é muito assunto; é preciso adiar a prova; por favor, não marque prova para segunda-feira”.
57ª. DETERMINAÇÃO.
Perseverança e dedicação são ingredientes fundamentais para o sucesso de seus estudos.
Não adianta xingar as provas do vestibular, falando que é tudo decoreba, pois esse tipo de desculpa não leva a lugar algum.
Mesmo que a prova esteja lhe parecendo muito difícil, não desista dela. Pense que todos estão concorrendo em condições iguais e que, se acreditar, seu desempenho vai crescer muito. Se porventura não for aprovado, é porque não estudou o suficiente.
58ª. DEUS.
Acredite sempre em Deus, que Ele o ajudará. Mas lembre-se de que Deus só ajuda a quem se ajuda, ou a quem cedo madruga. Isto é, terá de estudar muito para merecer a proteção divina.
59ª. DIA DA PROVA.
Tome um longo banho, para relaxar, e um café da manhã reforçado.
O estresse aumenta a transpiração, portanto, tome muita água ou suco de frutas nesse dia.
Afaste-se dos pessimistas de plantão e, também, dos eufóricos que afirmam gabaritar as provas.
O almoço deve ser leve, à base de verduras e legumes, frango ou peixe grelhados e frutas. Refeições pesadas podem causar sono e retardar o raciocínio.
60ª. DICIONÁRIO.
Utilize, sempre que necessário, um bom dicionário, a fim de não engolir palavras de significados duvidosos ou mesmo desconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário