sábado, 21 de dezembro de 2013

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

61ª. DISCIPLINA.
Crie um horário de estudo rígido e não se afaste dele.
O tempo de sono, por exemplo, tem que ser preservado.
Levante cedo, trabalhe duro e deixe as futilidades de lado.
Na alimentação, dê preferência a frutas, líquidos e alimentos leves.
Remédios contra a ansiedade e estimulantes não devem ser tomados por conta própria. 
A disciplina nos estudos é importante, mas deve haver espaço para o lazer. O lazer diminui a possibilidade do estresse.
62ª. DOCUMENTOS.
Faça uma cópia autenticada da carteira de identidade e do cartão de ingresso, por precaução. Não os guarde junto com os originais.
63ª. DORMIR.
Não durma logo após o jantar. O ideal é manter um intervalo de quatro horas até a hora de dormir.
64ª. DOWNLOAD.
Download é um mecanismo de transferência de arquivos, ou seja, é a forma de se obter um arquivo qualquer da Internet, seja no formato de música (MP3), jogo, aplicativo, material para estudo. É uma ferramenta de trabalho valiosa que a Internet oferece, gratuitamente, que muito contribuirá com o aprendizado dos estudantes em qualquer área.
65ª. DROGAS.
A cocaína e a maconha provocam esquecimento.
Elimine todas as drogas, como álcool, tranqüilizantes, etc.: tudo isso age no sistema nervoso central.
66ª. DURANTE A PROVA.
Fique atento quanto à duração da prova.
Na prova escrita, planeje mentalmente as respostas antes de colocá-las no papel. 
Não perca muito tempo para resolver um quesito; responda primeiro aos mais fáceis.
Leia com muita atenção as questões para entender claramente o que está sendo pedido.
Preste bastante atenção nos enunciados das questões e tome cuidado com as pegadinhas.
Não deixe para o final o preenchimento do gabarito: faça-o quando estiver faltando dez minutos para o término do exame.
67ª. DÚVIDAS.
Não leve dúvidas para casa. Aproveite ao máximo a presença do professor em sala de aula. Portanto, tire suas dúvidas somente com pessoas certas.
68ª. ENUNCIADO.
O enunciado diz tudo: fique restrito a ele. Interprete-o na íntegra, ao pé da letra, sem inventar nada.
69ª. EQUILÍBRIO. 
Tão importante quanto manter o controle da situação é manter o equilíbrio! Extermine a preguiça, ou, num outro extremo, a tentativa de fazer mais do que realmente consegue. Em ambos os casos corre o risco de acabar não fazendo nada.
Muitas informações juntas ao mesmo tempo acabam atrapalhando a atenção, já que o cérebro tende a se dispersar depois de alguns minutos, podendo perder informações importantes. Faça uma coisa de cada vez! Ler e assistir TV ao mesmo tempo não é, definitivamente, uma boa idéia! 
70ª. ESCREVER.
Escreva pelo menos duas redações por semana, procurando variar o estilo. Faça uma informativa, outra existencialista, e, ainda, uma histórica, modificando os temas, pois isso o ajuda a desenvolver a escrita e a articular o pensamento. Escrever bem não tem fórmula: é algo que se conquista ao longo do tempo, com muito treino.
71ª. ESPIÃO.
Não espie a prova do vizinho. Os fiscais não são cegos! Já pensou ser eliminado do vestibular por pura infantilidade?
72ª. ESQUEMAS.
Faça esquemas, gráficos, mapas, resumos, sempre que desejar dominar um conteúdo extenso.
73ª. ESTIMULANTES.
Abandone o fumo e beba só socialmente.
O café possui cafeína, um estimulante que pode aumentar a ansiedade.
Não ao fumo, álcool, café e remédios. Em excesso, atrapalham o metabolismo do organismo.
O uso de medicamentos, indiscriminadamente, pode causar efeitos colaterais. Só tome remédios indicados pelo médico.
74ª. ESTRESSE.
Excesso de trabalho não é sinônimo de estresse. Tudo depende de como se vivencia os problemas. Quem aprende a mudar o que pode ser transformado e sabe conviver com o que não há jeito, praticamente elimina a possibilidade de desenvolver o distúrbio. O estresse positivo torna a pessoa mais forte em momentos difíceis e leva-a a resolver seus problemas num curto período de tempo.
Cansaço, irritação, ansiedade, tensão muscular. Se apresenta estes sinais de forma constante e com muita intensidade, e se, depois de uma consulta médica, não encontrou a causa física, provavelmente está sofrendo de estresse. É uma reação do organismo a um fato que muda a nossa rotina. Não precisa ser um acontecimento ruim. Pode ser conseqüência de uma situação de felicidade, medo, perda, etc.
O estresse altera o humor, a fome e o sono, e pode desencadear perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão. A maneira mais fácil de detectar o distúrbio é prestar atenção a todas as alterações do organismo, principalmente a questões de ordem emocional. Problemas no relacionamento familiar, queda na produtividade, baixa auto-estima e sensação de estar desajustado com o mundo são conseqüências diretas do estresse. Para dominá-lo, basta assumir uma atitude relativamente simples: pensar positivo. Realizando-se as tarefas diárias com satisfação, elimina-se o que é desnecessário e valoriza-se a qualidade de vida.
75ª. ESTUDAR.
Aproveite o trajeto no ônibus ou as folgas no trabalho para repassar o que já foi estudado.
Estude com energia, persistência e determinação. Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Requer, também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes, simples - para que o aprendizado se realize com máxima eficiência e em pouco tempo.
A preparação para uma prova não envolve só conhecimento. Quando há muita coisa em jogo, como é o caso do vestibular, as emoções são um item de peso. Não há uma regra milagrosa para garantir o controle emocional. O apoio irrestrito dos pais, amigos e dos professores será muito importante.
O estudo em sala de aula deve ser complementado em casa, especialmente no que se refere às aulas expositivas, em que o aluno só escuta. Lembre-se de que, enquanto o professor está expondo a matéria, tudo parece mais simples. No entanto, ao se debruçar sobre o livro, as dúvidas começam a surgir. E nada melhor que uma dúvida para estimular o aprendizado, pois, nessa hora, a atenção fica totalmente voltada para o conteúdo a ser estudado.
76ª. ESTUDAR EM CASA OU FAZER CURSINHO?
O cursinho pode até atrapalhar. 
Estudar em casa é essencial para quem quer ingressar na universidade.
Fazer cursinho, sem conseguir tempo e disposição para estudar em casa, não adianta. 77ª. ESTUDAR EM ÚLTIMA HORA.
A prova do vestibular é o término de um processo.
O conhecimento exigido no vestibular é construído ao longo do Ensino Médio.
O melhor momento para aprender é a explicação em aula, à qual o aluno deve prestar o máximo de atenção.
78ª. ESTUDAR EXCESSIVAMENTE.
Estudar demais, desesperadamente, inclusive logo após as refeições, é perigoso para a saúde e pode causar bloqueio.
Quando as provas estiverem próximas, faça uma revisão geral, sem atropelos de última hora. Apavorar-se e entrar em pânico não vai resolver seu problema.
Ao extrapolar o hábito de estudar o estudante acaba perdendo a capacidade de assimilar o conteúdo. Portanto, é necessário que relaxe para que não haja saturação da mente.
Os estudantes que concorrem a uma vaga na universidade e estudam exageradamente às vésperas das provas podem ter sua classificação comprometida. Exaustos, podem sofrer um "apagão" no momento em que estiverem respondendo às questões e puxando pela memória.
79ª. ESTUDAR SOZINHO.
Aprender a estudar sozinho exige organização e perseverança.
Se não tem condições financeiras para pagar um cursinho, enfie a cara nos livros. Sua força de vontade e determinação vencerão.
80ª. EXEMPLOS, GANCHOS.
Elabore seus próprios exemplos (ganchos), relacionando os conteúdos estudados. O método mnemônico é um bom recurso para o aprendizado. Pode ser usado, por exemplo, na associação de uma matéria com alguma música que possa cantarolar aonde quer que vá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário