segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Dicas do Gus aos vestibulandos


Algumas das dicas eu tirei de alguns sites e outras a experiência me ajudou a criar. Espero que ajude o pessoal na preparação.

81ª. EXERCÍCIO DIFÍCIL.
Evite fixar-se em conteúdos ou exercícios com algum grau de dificuldade até chegar a uma resposta. Prefira seguir adiante, retomando esse tema complexo após ter passado por outros assuntos, que podem, inclusive, ajudar a resolver questões anteriores.
82ª. EXERCÍCIOS.
Não perca nenhum exercício. Eles são oportunidades ímpares para treinar a situação da prova e aprender a controlar suas emoções, o tempo e a desenvolver métodos mais eficientes de ataque e resolução de questões.
A solução de muitos exercícios é que vai consolidar a aprendizagem e proporcionar melhor fixação de todos os conteúdos. Portanto, faça muitos exercícios, às centenas, sempre refazendo os que errou. Eles o ajudam a memorizar mais facilmente o que estudou.
83ª. EXERCÍCIOS, PROBLEMAS.
Estudar Física, Matemática e Química, por exemplo, sem fazer centenas de exercícios e problemas, é impossível. Só se aprende treinando.
Estude as ciências exatas fazendo uma infinidade de exercícios. A prática constante leva à mecanização de certos procedimentos que poupam um tempo precioso na hora da prova.
Prefira os exercícios com respostas. Eles lhe dão a possibilidade de rever todo o procedimento em caso de erro. E essa prática é uma forma de sedimentar conhecimentos e fixar a matéria.
84ª. FACULDADE.
Investigue a faculdade onde pretende estudar. Visite-a, passeie pelos seus corredores, observe dentro das salas de aula, entre nos laboratórios e bibliotecas e tire suas conclusões.
Outras informações de suma importância: lista de  professores,  titulação de cada um, relação dos cursos oferecidos e avaliação que cada curso obteve no último Provão do MEC.
O risco de se sair de uma faculdade totalmente despreparado para o mercado de trabalho realmente existe. Para evitá-lo é preciso, antes de mais nada, escolher com muito cuidado  onde pretende estudar. Se terminar seu curso numa faculdade ruim terá remotas chances de conseguir uma colocação no concorrido mercado de trabalho.
85ª. FALTA UMA SEMANA.
Calma.
Alivie a carga, mas seja fiel à sua escolha.
Na véspera da prova, abandone as apostilas.
Use o tempo para rever conceitos fundamentais.
Depois de tanto esforço, talvez o melhor seja pensar que o destino já está traçado.
86ª. FAMÍLIA.
Um ambiente tranqüilo é o mais recomendável para o estudo.
Os pais não devem ficar repetindo ao filho que passaram no vestibular logo na primeira tentativa. A auto-estima dele vai para baixo. Filho não é xerox do brilho dos pais.
Todo o grupo familiar deve colaborar com o vestibulando, mas sem cobrar dele um tempo exagerado de estudo, por exemplo, para não aumentar sua ansiedade. É preciso reconhecer o esforço do filho e saber acalmá-lo e elogiá-lo quando ele se mostrar mais sensível e inseguro. Quando estiver exausto, prestes a jogar a toalha, é recomendável animá-lo. Uma palavra de incentivo dos pais pode valer muito mais do que horas de terapia.
87ª. FÉ.
Se for para ajudar, tudo é válido, até “macumba”!
Se sua mãe ou sua avó costumam fazer aquelas simpatias ou rezas bravas, aceite-as de bom grado.
O vestibular é muito concorrido e toda ajuda de Deus sempre é bem-vinda! Não vale só pela reza em si, mas, também, pela providencial troca de carinho e de bons fluidos entre você e os membros de sua família.
88ª. FIGURAS.
Um erro muito comum, principalmente no que se refere às questões de exatas, é acreditar cegamente nas figuras.
Cuidado! As figuras são apenas ilustrativas e nem sempre mostram a coisa como realmente é. Exemplo: na figura, um certo ângulo aparenta ser obtuso, enquanto, na verdade, por meio de cálculos, verifica-se ser ele agudo.
89ª. FILME.
Assistir a filmes é uma maneira agradável e proveitosa de estudar, principalmente nos finais de semana, quando precisamos relaxar um pouco mas somos perseguidos pelo fantasma da culpa de não estarmos estudando. Adaptações cinematográficas de obras literárias servem de auxílio para compreender os livros. Afinal, cinema também é cultura.
Veja, a seguir, a descrição de alguns filmes interessantes.
Vidas Secas. É bom ler o livro antes de assistir à película para não se deixar influenciar.
O Gladiador. É uma boa opção para os amantes das histórias da decadência do Império Romano, com direito a invasões bárbaras, heróis e combates à moda antiga.
Danton, o processo da revolução. Uma boa pedida para compreender a importância da revolução liberal que marcou a Europa. A Revolução Francesa é tema constante de vestibulares e concursos.
Morte e Vida Severina. Sua música incidental, de Chico Buarque de Holanda, emociona e revolta. Faz-nos pensar sobre a condição de vida miserável imposta a milhares de nordestinos, que geralmente é ignorada pelos brasileiros. Belas paisagens, sem contar a excelente interpretação dos atores.
Elizabeth. Conta a história da Rainha Elisabeth (Isabel) da Inglaterra, filha de Henrique VIII (criador da Igreja Anglicana que aceitava a separação conjugal) com Ana Bolena (causa da sua separação). Elisabeth, a “rainha virgem” (não no sentido sexual, mas porque não teve filhos), promoveu a ascensão da Inglaterra à condição de grande potência. A obra trata desde a subida ao trono da Inglaterra até a consolidação de seu poder por intermédio da perseguição a seus inimigos mais ferrenhos, que a acusavam de trair a fé católica.
90ª. FÍSICA.
Não deixe de estudar: movimento circular e uniforme; composição de movimentos; força centrípeta; lei de Arquimedes; dilatação dos líquidos; espelhos planos e esféricos; equação fundamental da ondulatória; resistores elétricos; lei de Coulomb (força eletrostática); movimento de partículas eletrizadas, etc. 
91ª. FORÇA DE VONTADE.
A boa vontade é uma varinha mágica que abre todas as portas.
A atividade intelectual é movida pela energia da vontade e é legitimada pela ação.
Uma vontade forte é uma esperança realizada. Esta é uma verdade para quem estuda, porque vence quem insiste e persiste.
O aluno não pode esperar milagres da escola e dos professores. Como se nota, a perseverança e a disciplina são as chaves do sucesso nos estudos.
92ª. FUTURO.
Você é capaz de subir um degrau a cada pensamento digno e confiante.
Olhe sempre para cima! No ponto mais alto da imaginação está seu merecido lugar. 93ª. GENERALIZAR.
Não generalize!
Jamais confunda alguns com todos ou poucos com nenhum.
94ª. GEOGRAFIA.
Já aconteceu de esquecer quais são os nove planetas do sistema solar?
Atenção para questões que se relacionam com fatos recentemente noticiados pela mídia.
Fique esperto também diante de noticiários dos jornais nacionais transmitidos pelas emissoras de TV.
Para um melhor resultado, o programa deve ser utilizado com vistas a analisar a realidade, temas atuais e problemas que assolam o Brasil e o mundo.
É provável a incidência de quesitos sobre vulcões ativos, muçulmanos, Filipinas, Indonésia, Israel, Iraque, Palestina, clima, vegetação, população, industrialização, desenvolvimento tecnológico e migração.
A cada vestibular, as provas de Geografia se tornam cada vez mais complexas. Uma boa preparação exige cuidados do estudante, como conhecer muito bem todo o conteúdo de Geografia Geral e do Brasil, dentro do programa do segundo grau.
Como as provas estão cada vez mais difíceis, o aluno deve treinar sua capacidade de análise e interpretação, não apenas de textos, gráficos, tabelas e espaços geográficos, mas também sua capacidade de identificar esses espaços e inter-relacionar fatos que parecem ter uma ligação que não têm.
Questões sobre Pirâmides Etárias são constantes nas provas de Geografia. Costumam cair, igualmente, muitos quesitos sobre os diferentes tipos de vegetação do território brasileiro. O Agreste, por exemplo, constitui uma zona nordestina, de solo pedregoso com pouca vegetação, que separa a mata do sertão.
Para ir bem na prova de Geografia, não basta grudar mapas pelas paredes do quarto. Deve, freqüentemente, dar uma olhada nos jornais e revistas, à procura de informações sobre os últimos grandes acontecimentos mundiais e nacionais, já que muitos deles terão presença certa na sua prova de vestibular.
95ª. GLICOSE.
Todos devem fazer lanches ricos em vitaminas C e E e alguns minerais, como magnésio, zinco e potássio.
O estudante deve manter sempre equilibrado o suprimento de glicose, pois o cérebro se nutre de glicose pura. Durante os estudos, há um gasto muito grande de energia.
96ª. GRAMÁTICA.
Atenção aos pronomes: este e aqueles.
Erros de concordância também são fatais. Coisas do tipo: "hoje em dia, a vida tem menas problemas do que...".
97ª. HISTÓRIA.
Interprete e não decore: escravismo antigo e colonial; cultura clássica e renascimento cultural; feudalismo e capitalismo; índio, negro e branco na formação social brasileira; ditaduras militares na América Latina; nova ordem mundial e globalização, etc. 
98ª. HORÁRIO.
Planeje pausas para relaxar o corpo e a mente.
Estipule um horário para iniciar seus estudos e para acabar também. De preferência, num período em que não tenha outras atividades.
99ª. IDÉIAS.
Discuta com pessoas credenciadas aspectos, pontos ou assuntos da programação que porventura apresentam um caráter mais complexo. A troca de informações é sumamente importante para o aperfeiçoamento de sua aprendizagem.
100ª. INGLÊS.
É essencial ter bom vocabulário e o hábito da leitura.
Questões gramaticais: tempos verbais, verbos anômalos, voz passiva e discurso indireto. 
As provas atuais enfatizam a leitura e a compreensão de textos. Tenta-se averiguar a capacidade de ler e entender um texto em língua estrangeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário